Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Andréa Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Arnaut, Roberto Geraldo Tavares | - |
Autor(es): dc.creator | Bittencourt Neto, Jessica Lailla Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14145 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769969 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos um discurso sobre a história da Geometria, em especial a problemática em torno do quinto postulado de Euclides. A partir das mais significativas tentativas de demonstração do quinto postulado, dissertaremos sobre o surgimento das Geometrias não-Euclidianas. Além disso, introduziremos os conceitos básicos da Geometria Esférica, demonstrando alguns de seus principais resultados. Por fim, fundamentado no modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, apresentaremos alguns paradigmas de atividades, elaboradas com o uso do software Geogebra, com a finalidade de introduzir os principais conceitos da Geometria Esférica no ensino básico | - |
Descrição: dc.description | This work presents a discourse on the history of Geometry, in particular the problematic around the fifth postulate of Euclides. From the most significant attempts to prove the fifth postulate, we will explore the emergence of non-Euclidean Geometries. In addition, we will introduce some concepts of Spherical Geometry demonstrating some of its main results. Finally, based on van Hiele's geometric thinking development model, we will present some paradigms of activities, elaborated with the use of Geogebra software, in order to introduce the main concepts of Spherical Geometry in basic education | - |
Descrição: dc.description | 60 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria esférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de van Hiele | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades sobre geometria esférica no ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria não-euclidiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-euclidean geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spherical geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Van Hiele model | - |
Título: dc.title | Uma introdução à geometria esférica no ensino básico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: