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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Castellano, Mayka | - |
Autor(es): dc.contributor | Picado, Benjamim | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Thalita | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3322085980042318 | - |
Autor(es): dc.creator | Pinho, João Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24579 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769958 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação, analiso o realismo, a narrativa, as representações e as marcas autorais em séries de TV com inspirações autobiográficas que recebem atenção por parte da indústria televisiva estadunidense e seu entorno discursivo. O interesse é entender como a identidade dos criadores dessas obras – que ocupam, também, os papéis de ator protagonista e showrunner – influencia o enredo das mesmas, por meio de características autobiográficas que são impressas nelas. Investigo como o fenômeno da autoficção começou a surgir no cenário da TV estadunidense, e quais tipos de formações discursivas do circuito midiático massivo, assim como valores e demandas socioculturais, catapultaram seu espraiamento nos streamings e nos canais de TV. Ressalto a diferença de autoria e foco temático entre as primeiras semi-autobiografias e as de 2010 em diante, propondo que o cerne voltado à esfera privada das narrativas mais contemporâneas as caracterizam como semi-autobiografias ultrapersonalistas. Verso, também, sobre como a indústria televisiva, os próprios autores das séries e os veículos de jornalismo e entretenimento online lançam mão desse caráter “semi-autobiográfico” com a intenção de legitimar essas obras. Analiso, então, as séries Better Things (2016-presente, FX) e Master of None (2015-presente Netflix), investigando suas estratégias narrativas, visões realistas e como elas trazem representações e discursos narrativos não-hegemônicos – que, por sua vez, estão atravessados pelas figuras de Pamela Adlon e Aziz Ansari: criadores e protagonistas dessas obras. Através da validação biográfica e do direito de narrar, promovo um debate sobre como Adlon e Ansari utilizam suas plataformas discursivas para contestar regimes de representação e como Better Things, especificamente, renega protocolos estruturais-narrativos altamente propagados pela indústria, reivindicando para si uma autonomia narrativa em sua retratação do cotidiano. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | In this dissertation, I analyze the realism, the narrative, the representations, and the authorial marks in autobiographically inspired TV shows that receive attention from the American television industry and its discursive environment. The interest is to understand how the identity of the creators of these works - who also occupy the roles of lead actor and showrunner - influences the plot of the series, through the autobiographical characteristics that are imprinted on them. I investigate how the phenomenon of autofiction began to emerge in the American TV landscape, and what types of discursive formations of the mass media circuit, as well as sociocultural values and demands, catapulted its spread in streamings and TV channels. I highlight the difference in authorship and thematic focus between early semi-autobiographies and those from 2010 onwards, proposing that the strong inclination towards the private sphere of more contemporary narratives characterize them as ultrapersonalist semi-autobiographies. I also talk about how the television industry, the authors of the series themselves, and online journalism and entertainment vehicles use this "semi-autobiographical" character with the intention of legitimizing these works. I analyze, then, the series Better Things (2016-present, FX) and Master of None (2015-present Netflix), investigating their narrative strategies, realist visions, and how they bring non-hegemonic representations and narrative discourses - which, in turn, are crossed by the figures of Pamela Adlon and Aziz Ansari: creators and protagonists of these works. Through biographical validation and the right to narrate, I promote a debate on how Adlon and Ansari use their discursive platforms to contest regimes of representation and how Better Things, specifically, denies structural-narrative protocols highly propagated and adhered to by the industry, claiming for itself a narrative autonomy in its portrayal of everyday life. | - |
Descrição: dc.description | 150f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção seriada televisiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semi-autobiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seriados de televisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | TV shows | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autofiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semi-autobiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Authorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Título: dc.title | Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None | - |
Título: dc.title | Semi-Autobiography and Realism in TV Shows: An Analysis of Better Things and Master of None | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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