Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaes, Bruno Teixeira-
Autor(es): dc.contributorLeite, Amanda-
Autor(es): dc.contributorDuarte, Daniel-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Matheus Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769950-
Descrição: dc.descriptionA partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora.-
Descrição: dc.descriptionBased on a brief reflection on my trajectory in the undergraduate program in Cinema and Audiovisual at the Federal Fluminense University, this present work aims to contemplate the social relationships between cinema, arts, and education within the school context. Through a concise analysis of the Triangular Approach by Ana Mae Barb osa and the Cinema Hypothesis by Alain Bergala, it was possible to identify similarities between the two proposals. Subsequently, following a small excerpt from the film "Like Stars on Earth" (India, 2007) directed by Aamir Khan, connections were establish ed between the theories and the film regarding the role of the art teacher and the importance of a horizontal and liberating education.-
Descrição: dc.description65 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcinema-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectartes-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de arte-
Palavras-chave: dc.subjectcinema-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Palavras-chave: dc.subjectarts-
Título: dc.titleComo Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.