Consumo, significados e representações dos souvenirs de museus

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Côrrea de Almeida-
Autor(es): dc.contributorLuna, Sarah Borges-
Autor(es): dc.creatorVidal, Leonardo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22138-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769949-
Descrição: dc.descriptionO souvenir é um dos objetos mais consumidos por turistas e está diretamente ligado às experiências turísticas. Em museus, esses objetos assumem papel de diferença e estabelecem com o sujeito uma relação diversa das representações mais comuns encontradas na literatura nacional a respeito do tema. A experiência de visitação em museus e a fruição estética oriunda da relação com o acervo exposto podem ser fatores decisivos para o consumo de souvenirs de museus, proporcionando ao turista a sensação de proximidade com a própria obra. Nesse sentido, o presente trabalho procurou investigar e interpretar, por meio de pesquisas em lojas de museus, até que ponto o consumo do souvenir de museu incentiva ou banaliza a relação com esses objetos. Buscou-se utilizar estudos de autores como Walter Benjamin para se discutir a respeito da aura dos objetos frente sua possível banalização, Gilles Lipovetsky para se refletir sobre a estetização contemporânea, Zygmunt Bauman e Arjun Appadurai para se compreender o consumo na pós-modernidade, Daniel Miller sobre o campo da cultura material, bem como outros autores que se dedicam ao estudo dos souvenirs. Por se caracterizar como uma pesquisa de base etnográfica, o processo metodológico consistiu em observação participante e entrevistas semiestruturadas no Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional e Museu de Arte do Rio. Os resultados apontam que as lojas de souvenirs de museus possuem importante papel na construção de uma diferente relação de consumo dos turistas em instituições museológicas-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionSouvenir is one of the most consumed objects by tourists and is directly linked to tourist experiences. In museums, these objects assume a role of difference and establish with the subject a different relation from the most common representations found in the national literature on the subject. The experience of visitation in museums and the aesthetic enjoyment arising from the relationship with the exhibit can be decisive factors for the consumption of museum souvenirs, giving the tourist a sense of proximity to the work itself. In this sense, the present work sought to investigate and interpret, through research in museum stores, to what extent the consumption of museum souvenirs encourages or trivializes the relationship with these objects. We sought to use studies by authors such as Walter Benjamin to discuss the aura of objects in view of their possible trivialization, Gilles Lipovetsky to reflect on contemporary aestheticization, Zygmunt Bauman and Arjun Appadurai to understand consumption in post modernity, Daniel Miller on the field of material culture, as well as other authors dedicated to the study of souvenirs. Because it is characterized as an ethnographic research, the methodological process consisted of participant observation and semi-structured interviews at the Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional and Museu de Arte do Rio. The results shows that museum souvenir shops play an important role in the construction of a different consumption ratio of tourists in museum institutions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatimage/jpeg-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSouvenir-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectSouvenir-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Título: dc.titleConsumo, significados e representações dos souvenirs de museus-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.