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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bomfim, Priscilla Oliveira Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Helena de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Luana Cordeiro Barreto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769947 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, diversos estudos comprovam que as Neurociências – um campo multidisciplinar e interdisciplinar – podem contribuir muito para o aperfeiçoamento da Educação. Logo, pensar a Educação não só do ponto de vista da pedagogia, em si, mas fazendo uso e construções amplas que contemplem áreas que possam agregar valor ao ato de educar um estudante, assim como as neurociências, está relacionado a identificação de diversos aspectos no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo: as influências, necessidades e efeitos da emoção na aprendizagem; a importância (ou desmistificação) do erro; a plasticidade neuronal como possibilidade de aprender ao longo da vida, os aspectos avaliativos coerentes, a compreensão dos conceitos para uma visualização ampla do assunto, as redes neurais significativas e a formação de memória, entre muitos outros. Para isso, busca-se responder às seguintes questões por meio da pesquisa bibliográfica: Como aprendemos? e Como as neurociências podem auxiliar o professor e o estudante no processo de ensino- aprendizagem? De acordo com Cosenza e Guerra (2011, p 11-25), para essa compreensão, primeiro precisamos entender que todos os seres vivos precisam se comunicar com o ambiente em que vivem para sobreviver. E é através do sistema nervoso que essa comunicação ocorre, permitindo que tomemos "consciência das informações que chegam pelos órgãos dos sentidos e processamos essas informações, comparando-as com nossas vivências e expectativas” (COSENZA e GUERRA, 2011, p.11). Diante de todos os estudos e ponderações deste trabalho, observamos que a premissa de descoberta sobre como o cérebro aprende e quais contribuições as neurociências podem oferecer à educação, concluímos que são muitos os aspectos que tornam o processo de ensino-aprendizagem um desafio a ser enfrentado. E esse desafio permeia a busca pelo sentido nos acontecimentos da vida. Se não há sentido, por que prosseguir? O aprendizado é uma interseção de relações, conhecimentos, afetos, observações. E a forma como aprendemos é influenciada pelo ambiente que nos cerca. Compreendeu-se que as neurociências não vão solucionar todos os problemas que envolvem a educação, mas elas norteiam de como esse processo pode ser mais interativo, lúdico e significativo. Os estudos da área de Neurociências e Educação ainda são pouco relacionados porque não se conseguiu estabelecer uma comunicação mais direta entre as áreas de conhecimento. Entretanto, acredita-se que aos poucos, com o investimento e avanço dos estudos, essas contribuições estarão mais claras e específicas, bem como a importância da presença dos estudos neurocientíficos no currículo de formação dos professores. Por isso, considera-se que pensar nos caminhos em que as Neurociências e a Pedagogia se cruzam, é pensar em inovação da escola, é considerar que há uma nova bússola apontando para as novas e para as antigas necessidades que estão em necessidade de atendimento. | - |
Descrição: dc.description | Currently, several studies indicate that neuroscience - a multidisciplinary and interdisciplinary field - can make an important contribution to improving education. Thus, thinking about education, not only from the point of view of pedagogy itself, but including areas that add value to a student's education, as well as neuroscience, involves identifying different aspects in the teaching-learning process, such as.: the influences, needs and effects of emotions on learning; the meaning (or demystification) of error; neural plasticity as a possibility of lifelong learning, coherent assessment aspects, understanding concepts for a broad view of the subject, significant neural networks and memory formation, among many others. To this end, we seek to answer the following questions through bibliographic research: How do we learn? and How can neuroscience help the teacher and the student in teaching? According to Cosenza and Guerra (2011, p 11-25) firstly we need to understand that all living beings need to communicate to the environment in which they live in order to survive. And it is possible through the nervous system functions which allows us to become “aware of the information that arrives through the sense organs and process this information, comparing it with our experiences and expectations” (COSENZA and GUERRA, 2011, p.11). In view of all the studies and considerations pointed out in this work, we observe that the premise of discovery about how the brain learns and what contributions neurosciences can offer to education, we conclude that there are many aspects that make the teaching-learning process a challenge to be faced. And this challenge permeates the search for meaning in life's events. If there is no meaning, why continue? Learning is an intersection of relationships, knowledge, affections, observations. And the way we learn is influenced by the environment that surrounds us. It was understood that neurosciences are not going to solve all the problems that involve education, but they guide how this process can be more interactive, playful. co and significant. Studies in the area of Neurosciences and Education are still poorly related because it was not possible to establish a more direct communication between the areas of knowledge. However, it is believed that gradually, with the investment and advancement of studies, these contributions will be clearer and more specific, as well as the importance of the presence of neuroscientific studies in the teacher training curriculum. Therefore, it is considered that thinking about the paths in which Neurosciences and Pedagogy intersect, is to think about school innovation, is to consider that there is a new compass pointing to new and old needs that are in need of care. | - |
Descrição: dc.description | 74 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurosciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Título: dc.title | O Processo de Ensino-Aprendizagem: onde a Pedagogia e as Neurociências se cruzam | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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