A mulher e o amor: uma análise discursiva do documentário Cativas: presas pelo coração

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Silmara Dela-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Dantielli Assumpção-
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethania Sampaio Corrêa-
Autor(es): dc.contributorBaalbaki, Angela-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Vanise-
Autor(es): dc.creatorMello, Fernanda Cerqueira De-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769946-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, temos como propósito, inscritos no aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso (Pêcheux e Orlandi), analisar o discurso sobre amor no documentário Cativas: presas pelo coração. No trabalho, procuramos compreender, também, como são projetadas imagens sobre a mulher, à medida que se diz do amor, mas não de qualquer amor e sim do amor de mulheres que mantêm algum tipo de relacionamento amoroso com presidiários. De modo a considerar as condições de produção desse discurso, buscamos compreender, a partir de um recorte histórico, como o amor foi significado ao longo da história ocidental, uma vez que o tema amoroso sempre foi discursivisado, sobretudo nas artes como, por exemplo, a dramaturgia, a poesia etc. Nosso corpus é constituído pelos relatos reunidos no documentário que entrevista sete mulheres que mantêm relações estáveis com presidiários da Penitenciária Central do Estado do Paraná. Nesse corpus propomos investigar como se constituem efeitos de sentidos sobre o amor e como se constitui a imagem das mulheres em relação ao amor. Para isso, encontramos na Análise do Discurso, em sua articulação com a Psicanálise – dois campos que permitem trabalhar o funcionamento discursivo –, a possibilidade de pensarmos o sujeito constituído pela falta, o que sinaliza a necessidade de buscar, no amor, sua completude. Ademais, compreender de que lugar e como se fala a respeito do amor e da mulher, implica a necessidade de trabalhar questões que dizem respeito ao sujeito atravessado pelo inconsciente e pela ideologia. Nossos gestos de leitura são de que nos relatos que compõem o documentário é recorrente uma imagem de amor como um objeto contraditório, que ao ser enunciado traz no bojo inúmeras significações conflitantes; e que essa contradição se marca nas mulheres que assumem diversas posições discursivas sem deixar de assumir a posição mulher-amante-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation, written based on the theoretical framework of Discourse Analysis (Pêcheux and Orlandi), our purpose is to analyze the discourse about love on the documentary Captive Hearts (2013). In this work, we seek to comprehend, also, how the images of women are projected related to love; it is not any love, but the one women that have any kind of romantic relationships with prisoners have. As to consider the conditions of production of this discourse, we search to comprehend, from a historical perspective, how love was signified in the Occidental history, once the love theme has always been signified, especially in the Arts, for instance, performing arts, poetry, etc. Our corpus is built by statements gathered in the documentary, which seven women that have stable relationships with prisoners from the Central Penitentiary of the State of Paraná are interviewed. In this corpus, we propose to investigate how the meaning effects of love and how the image of women regarding love are constituted. To this end, we found in the Discourse Analysis, in its articulation with Psychoanalysis – two fields that allow us to work the discursive functioning -, the possibility of thinking the subject constituted by the lack, what signals the necessity of search, in love, its completeness. Moreover, to understand from what place and how it is said about love and women, implies the necessity of working with issues that are related to the subject crossed by the unconscious and the ideology. The gestures we mean are that in the statements that compose the documentary the image of love as a contradictory object is recurrent, that as it is uttered brings many conflicted significations; and this conflict is marked in the women that assume diverse discursive positions assuming also the position of women-mistress-
Descrição: dc.description106 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAmor-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise o discurso-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectMulher; aspecto psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectAmor; aspecto psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectLove-
Palavras-chave: dc.subjectWomen-
Palavras-chave: dc.subjectSubject-
Título: dc.titleA mulher e o amor: uma análise discursiva do documentário Cativas: presas pelo coração-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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