Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFanaee, Mohammad-
Autor(es): dc.contributorDawes, Tathianna Prado-
Autor(es): dc.contributorPinto, Gisela Maria da Fonseca-
Autor(es): dc.contributorDawes, Tathianna Prado-
Autor(es): dc.creatorBranco, Ingrid Moreira da Silva Murizine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769938-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentes-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the approach of some initial concepts of sets and probability for deaf students in the final years of elementary school. The con struction of concepts based on the learning process of these students and on the peculiarities of special education are analyzed. As a result of learning, th e stimulus to logical reasoning is evidenced, which is of significant importance to the lives of de af students, not only in school development. Through the teaching and learning process, the forms of communication used through the acquisition of Libras as L1 and the Portuguese Language as L2 stand out, as well as both interfering in the use of mathemati cal language. The exercises applied exemplify and show situations raised during the analysis of the themes developed. Based on Mathematics Education, it is a lso motivated the use of multiple knowledge already acquired, coming from different “natures”, and the reflection of learning for the daily lives of students-
Descrição: dc.description75 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConjuntos-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio lógico-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectConjunto (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectSets-
Palavras-chave: dc.subjectProbability-
Palavras-chave: dc.subjectLogical reasoning-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian sign language-
Título: dc.titleUm estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.