Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fanaee, Mohammad | - |
Autor(es): dc.contributor | Dawes, Tathianna Prado | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Gisela Maria da Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Dawes, Tathianna Prado | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769938 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentes | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Matemática e Estatística | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the approach of some initial concepts of sets and probability for deaf students in the final years of elementary school. The con struction of concepts based on the learning process of these students and on the peculiarities of special education are analyzed. As a result of learning, th e stimulus to logical reasoning is evidenced, which is of significant importance to the lives of de af students, not only in school development. Through the teaching and learning process, the forms of communication used through the acquisition of Libras as L1 and the Portuguese Language as L2 stand out, as well as both interfering in the use of mathemati cal language. The exercises applied exemplify and show situations raised during the analysis of the themes developed. Based on Mathematics Education, it is a lso motivated the use of multiple knowledge already acquired, coming from different “natures”, and the reflection of learning for the daily lives of students | - |
Descrição: dc.description | 75 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjuntos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjunto (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sets | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logical reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language | - |
Título: dc.title | Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: