Ensino de física para jovens e adultos em situação de privação de liberdade: A utilização da aprendizagem baseada em problemas (PBL) em uma sequência didática sobre circuitos elétricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrelo Junior, Nelson-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Thiago Queiroz-
Autor(es): dc.creatorFigueiro, Thays Ladeira de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769932-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, averiguo o desenvolvimento do Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de privação de liberdade a fim de propor a realização de uma sequência didática sobre circuitos elétricos para este público. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura sobre a trajetória histórica do Sistema Prisional Brasileiro e do Ensino de Física para Jovens e Adultos neste contexto e feita uma análise das principais características dessas pessoas, bem como, das dificuldades que o docente pode encontrar ao longo de sua trajetória dentro de uma Escola Prisional. Dessa maneira, estabeleço uma análise do Ensino por Competências, que a partir de agora começará a aparecer com muito mais frequência nas Instituições de Ensino Regular, e falo sobre vantagens e desvantagens da utilização dessa metodologia. A partir dessa análise, discorro sobre uma opção metodológica para tratar do Ensino por Competências: a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) que é uma forma prática e dinâmica de ensinar conteúdos que fazem parte do dia a dia das pessoas em situação de privação de liberdade. A partir deste estudo, foi possível perceber o potencial que essa metodologia pode apresentar no aprendizado de Física de estudantes que se encontram nessa situação. O primeiro bloco da sequência didática consiste em aulas que, embora sejam consideradas expositivas, buscam dominar o conteúdo de uma forma mais leve, para que o estudante consiga se identificar com a física de uma forma mais associativa. Para isso, foram utilizadas algumas analogias de forma cautelosa e algumas figuras ilustrativas tanto de componentes elétricos quanto de circuitos elétricos montados em um simulador. O segundo bloco foi destinado a aplicação de uma proposta de PBL e, ao desenrolar de toda atividade, como separação dos grupos, acompanhamento das discussões, checkpoints intermediários e análise das percepções dos estudantes. Por fim, trago as considerações e percepções sobre a aplicação desta atividade. Em razão das restrições de convívio social, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível a aplicação dessa atividade de forma presencial, entretanto, há um plano de que isso aconteça em um futuro não tão distante, conforme o cenário vá melhorando.-
Descrição: dc.descriptionIn this search, we investigate the development of Physics Teaching in Youth and Adult Education (EJA) in a situation of deprivation of liberty in order to propose the realization of a didactic sequence on electrical circuits for this public. To achieve this objective, we carried out a review of the literature on the historical trajectory of the Brazilian Prison System and of Physics Teaching for Youth and Adults in this context. We carried out an analysis of the main characteristics of these people and the difficulties that the teacher may encounter throughout their trajectory within a Prison School. In this context, we will have an analysis of Teaching by Competencies, which from now on will start to appear much more frequently in Regular Education Institutions and we will talk about the advantages and disadvantages of using this methodology. From this analysis, we will talk about a methodological option to deal with Teaching by Competencies: Problem-Based Learning (PBL), which is a practical and dynamic way of teaching content that is part of the daily lives of people in situations of deprivation of freedom. From this study, it was possible to perceive the potential that this methodology can present in the learning of Physics of students who find themselves in this situation. The first block of the didactic sequence consists of classes that, although considered expository, seek to master the content in a lighter way, so that the student can identify with Physics in a more associative way. For this, some analogies are used cautiously, and some illustrative figures of both electrical components and electrical circuits assembled in a simulator. The second block was intended for the application of a PBL proposal and the development of the entire activity, such as group separation, monitoring of discussions, intermediate checkpoints and analysis of students' perceptions. Finally, we will bring the considerations and perceptions about the application of this activity. Due to restrictions on social interaction due to the Covid-19 pandemic, it was not possible to apply this activity in person. However, there is a plan for this to happen in the not-too-distant future, as the scenario improves.-
Descrição: dc.description100 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens-
Palavras-chave: dc.subjectSituação de Privação de Liberdade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Competências-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas-
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino prisional-
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectYoung people education-
Palavras-chave: dc.subjectperson deprived of liberty-
Palavras-chave: dc.subjectteaching by competences-
Palavras-chave: dc.subjectproblems-
Palavras-chave: dc.subjectelectric circuits-
Título: dc.titleEnsino de física para jovens e adultos em situação de privação de liberdade: A utilização da aprendizagem baseada em problemas (PBL) em uma sequência didática sobre circuitos elétricos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.