Entre mimese e diegese : a construção da cena na adaptação de Closer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amâncio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24743518768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6-
Autor(es): dc.contributorCorseuil, Anelise Reich-
Autor(es): dc.contributorCPF:50021000922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7776990282370395-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcel Vieira Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769930-
Descrição: dc.descriptionThe idea of this work is to analyze the cinematographic adaptation of the play Closer (1997), by Patrick Marber, directed by Mike Nichols in 2004. In the dramatic text, one of the main themes is the question of the gaze, which means, how the characters are constantly involved in schemes of possibility/impossibility of seeing, or desire to see/be seen. In this sense, the play creates situations in which the modes of engagement between the public and the staging are ruled by a dialectics between the dialogues established by those schemes and the immobility of the fixed gaze in the scenic architecture of the Italian stage. On the other hand, the film Closer transforms the question of the gaze in the central structure of the narrative composition, which means, it does not only make the gaze its theme, but also its form. Because the schemes of possibility/impossibility of seeing are organized by the mobility of the points of view (from the narrative authority, the characters and the audience), and the desire to see/be seen becomes determinant of the dynamics of the miseen- scène, the editing and the materiality of the gaze by the camera. With this in mind, we will try to analyze in a comparative way, the cinematographic adaptation of Closer, putting in evidence the construction of the scene in these two works: in the dramatic text, the scene is a visually fixed construct, mediated by the dialogues of the characters and by the text indications of the movement of actors on stage; in the film, the scene is actually a set of gazes on the scene, and defines itself only from the orchestration of points of view created by the filmic narrative.-
Descrição: dc.descriptionA idéia deste trabalho é analisar a adaptação cinematográfica da peça Closer (1997), de Patrick Marber, dirigida por Mike Nichols, em 2004. No texto dramático, um dos temas principais é a questão do olhar, ou seja, de como os personagens estão constantemente envolvidos em esquemas de possibilidade/impossibilidade de ver, ou de desejo de ver/ser visto. Nesse sentido, a peça cria situações em que os modos de envolvimento do público com a encenação se pautam por uma dialética entre os diálogos estabelecidos por esses esquemas e a imobilidade do olhar fixo na arquitetura cênica do palco italiano. Em outro extremo, Closer, o filme, transforma a questão do olhar na estrutura central de composição narrativa, ou seja, não apenas tematiza, mas também formaliza o olhar. Pois, tanto os esquemas de possibilidade/impossibilidade de ver são organizados a partir da mobilidade dos pontos de vista (da autoridade narrativa, dos personagens e da platéia), quanto o desejo de ver/ser visto se torna determinante da dinâmica da mise-en-scène, da montagem e da materialidade do olhar pela câmera. Com isso em mente, procuraremos analisar de forma comparativa a adaptação cinematográfica de Closer, evidenciando a construção da cena nas duas obras: no texto dramático, a cena é um constructo visualmente fixo, mediado pelo diálogo dos personagens e pelas rubricas da movimentação dos atores no palco; no filme, a cena é, na verdade, um jogo de olhares sobre a cena, e se define, como tal, somente a partir da orquestração de pontos de vista criada pela narrativa fílmica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação para o cinema-
Palavras-chave: dc.subjectMarber, Patrick, 1964-. Closer-
Palavras-chave: dc.subjectNichols, Mike, 1931--
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectPonto de vista no cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinematographic adaptation-
Palavras-chave: dc.subjectPoint of view in the cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCloser-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleEntre mimese e diegese : a construção da cena na adaptação de Closer-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.