Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Leandro Pio | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Leandro Botelho Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6802508864911606 | - |
Autor(es): dc.creator | Presídio, Gustavo Spindola Mexias | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Matheus Johnny Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769928 | - |
Descrição: dc.description | As áreas urbanas e a população têm crescido de forma acelerada. Essa demasiada massa populacional inflaciona a utilização dos transportes urbanos, que acarreta em grandes volumes de gases poluentes emitidos. Consequentemente, a vida e a saúde das pessoas são afetadas. A fim de solucionar esse problema, as cidades têm cada vez mais incentivado o uso da bicicleta. O Crowdsourcing (CS) possibilita a obtenção de dados em larga escala com menor custo. Ele permite que as pessoas compartilhem importantes informações e possui grande potencial na solução de problemas. Na literatura existem inúmeros trabalhos relacionados ao CS aplicado à mobilidade. Todavia, não foram identificados estudos que fizessem uma análise comparativa entre aplicativos do segmento de ciclismo que utilizam Crowdsourcing. Com o objetivo de preencher essa lacuna, foi realizado esse estudo. Essa análise busca demonstrar quais funcionalidades são importantes nos aplicativos de ciclismo que usam CS. Foi constatado que diversas funcionalidades que não utilizam Crowdsourcing poderiam ser implementadas utilizando esse recurso | - |
Descrição: dc.description | Urban areas and population have been growing at an accelerated rate. This excess of population inflates the use of urban transport, which results in large volumes of polluting gases emitted. Consequently, people's lives and health are affected. In order to solve this problem, cities are increasingly encouraging the use of bicycles. Crowdsourcing (CS) makes it possible to obtain large-scale data at a lower cost. It allows people to share important information and has great potential in solving problems. In literature, there are numerous works related to SC applied to mobility. However, there were no studies that did a comparative analysis between applications in the cycling segment that use Crowdsourcing. In order to fill this gap, this study was carried out. This analysis seeks to demonstrate which features are important in cycling applications that use CS. It was found that several features that do not use Crowdsourcing could be implemented using this feature | - |
Descrição: dc.description | 56 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crowdsourcing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise comparativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative analysis | - |
Título: dc.title | Uma revisão de aplicações do segmento de ciclismo com o foco em tecnologias de crowdsourcing | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: