
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mattos, Renato de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Margareth da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Vitor Manoel Marques da | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Paulo Matheus de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10273 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769920 | - |
| Descrição: dc.description | A reavaliação do perfil profissional que as instituições de ensino se propõem a formar é fundamental para que o profissional possa adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para o exercício da profissão. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal Fluminense possibilita que seus graduandos adquiram os conhecimentos técnicos e desenvolvam as competências necessárias para que possam atender as demandas atuais do mercado de trabalho do município do Rio de Janeiro. Para tanto, se fez necessário analisar a trajetória da Arquivologia no Brasil, bem como a criação do curso na universidade, suas reformas curriculares e o perfil dos graduandos, além de detectar o perfil do profissional arquivista formado pela universidade e o perfil do profissional arquivista demandado pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento bibliográfico, aliado à pesquisa qualitativa do tipo descritiva-exploratória. Para que fosse possível aferir um possível descompasso entre a formação oferecida pela Universidade Federal Fluminense e o que é demandado pelo mercado de trabalho do município do Rio de Janeiro, foram coletados dados de egressos do curso, assim como de empregadores de profissionais arquivistas da mesma região. Por meio de um instrumento de coleta de dados foram abordadas questões que abrangem as atividades, habilidades e conhecimentos que são necessários para o desempenho da profissão nas instituições de cada egresso e empregador entrevistado. Após traçar o perfil profissional do arquivista formado pela universidade e o perfil do profissional demandado, verificou-se que, segundo os egressos entrevistados, o curso deveria ter um aprofundamento maior na área de Tecnologias da Informação, Administração e História, além da implementação aulas práticas em laboratórios. Da mesma forma, verificou-se que, na visão dos empregadores entrevistados, seria benéfico uma menor interdisciplinaridade da graduação em Arquivologia com a Biblioteconomia e um curso em Gestão de Projetos, além de um foco maior em Tecnologias da Informação durante a graduação. Com este trabalho, espera-se que este questionamento alcance alunos, pesquisadores e professores da área de modo que o debate acerca destas questões permaneça aquecido e ações relativas à atualização curricular sejam periodicamente avaliadas | - |
| Descrição: dc.description | The reassessment of the professional profile that the educational institutions propose to create is fundamental as this is the way that is possible for the professional to acquire the knowledge and skills necessary for the best performance of the profession. This research aims to analyze how the graduation in Archival Science of the Federal University Fluminense allows the graduates to obtain technical knowledge and develop the necessary skills to comply with the demands of the current labor market of the city of Rio de Janeiro. To achieve this, it was necessary to analyze the trajectory of the Archival Science in Brazil, as well as the implementation of this science in the universities, its curricular renewals and the profile of the undergraduate students, and detect the profile of the archivist professional graduated by the university and the profile of the professional archivist demanded by the city of Rio de Janeiro's labor market. The methodology used in this research was the bibliographic survey allied to the qualitative research of the descriptive-exploratory type. To verify a possible mismatch between the graduation provided by the Fluminense Federal University and what is demanded by the labor market of the city of Rio de Janeiro, data were collected from graduates of the course, as well as from employers of archivists from the same region. Through a data collector instrument, questions were addressed which cover the activities, skills and knowledge that are necessary for the performance of the profession in the institutions of each egress and employer interviewed. After tracing the professional profile of the archivist graduated by the university and the profile of the professional demanded, it was verified that, according to the graduated interviewees, the course should have a greater emphasis in Information Technologies, Administration and History, besides the practical classes implementation in laboratories. Moreover, according to the interviewed employers' opinion, would be beneficial a minor interdisciplinarity between undergraduate studies in Archival Science and Librarianship, as well as a course in Project Management and a wider studying on Information Technology during the graduation. With this work, it is expected that these questions reach students, researchers and teachers in the area so the debate about these issues remains in a constant movement and actions related to curriculum updating are periodically evaluated | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perfil do profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquivista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arquivologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional profile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Archivist | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
| Título: dc.title | O perfil do profissional arquivista formado pela Universidade Federal Fluminense frente ao perfil profissional do arquivista demandado pelo mercado de trabalho do município do Rio de Janeiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: