Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Sheila Pressentin-
Autor(es): dc.contributorCova, Rose Mary Latini-
Autor(es): dc.creatorChupin, Ana Monique Barra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31521-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769916-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the facts of the importance of photosynthesis for combating global warming, the lack of interest on the part of students and professors with teaching botany, as well as the subtraction of part of the content of this discipline from the BNCC, we report in this work a qualitative research of a nature applied to the teaching and learning of photosynthesis. Thus, we developed and applied a didactic sequence on the subject anchored in the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernanbuco and taking Vigotski's sociocultural theory as a reference. Therefore, the objective of this research was to develop an educational strategy for the presentation of botany content, seeking to show the importance of photosynthesis in combating global warming for students in the seventh and eighth grade of elementary school in a public school located in the municipality of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considering the satisfactory results achieved, we developed, as a consequence, an educational product composed of a didactic sequence and an instruction manual and suggestions for its application.The application and evaluation of the sequence were important for the construction of guidelines and instructions for the manual that makes up the educational product. The result of the application of the didactic sequence through all the activities of the sequence and mainly the diagnostic evaluations showed that the students resignified the importance of plants for themselves and for the environment. Finally, the educational product is valid for use by elementary school teachers in order to enhance the teaching and learning of botany and photosynthesis specifically.-
Descrição: dc.description106 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectMomentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria sociocultural de Vigotski-
Palavras-chave: dc.subjectFotossíntese-
Palavras-chave: dc.subjectAquecimento global-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de botânica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectDidatic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco-
Palavras-chave: dc.subjectVigotski's sociocultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectPhotosynthesis-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal warming-
Título: dc.titleUma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.