Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorMoura, Reginaldo Lima de-
Autor(es): dc.contributorDantas, José Carlos de Souza-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Victor da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769911-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visou mostrar a relação entre turismo e educação, considerando as visitas guiadas que acontecem no Museu do Estádio do Maracanã, mais especificamente com o projeto Maraca Junior. Assim, levantou-se como questão norteadora: em que medida as visitas realizadas no museu do estádio do Maracanã, por meio de proposta de turismo pedagógico voltado às escolas de educação básica e ensino profissionalizante, servem para destacar o museu como espaço educativo? Com isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um estudo sobre a relação turismo e educação a partir do Museu do Estádio do Maracanã, tendo em vista compreendê-lo como espaço lúdico e educativo. Os objetivos específicos são: investigar as teorias sobre turismo e educação com a finalidade de se destacar o museu como espaço de educação não-formal; descrever a visitação ao estádio do Maracanã, tendo em vista destacar não apenas a infraestrutura do equipamento turístico, mas principalmente o serviço educativo; e, por fim, analisar se a proposta educativa do museu tem o cuidado de equilibrar aspectos educativos e lúdicos, buscando melhor experiência cultural e turística para os visitantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando a técnica da observação sistemática e uma breve entrevista com a responsável da visita, para tentar compreender como os funcionários do museu lidam com o caráter pedagógico dessas visitas, cujo público especial são de alunos de escola de ensino básico, ONGs ou instituições de ensino profissionalizante. Buscou-se compreender e se comprovou que o estádio, além de funcionar como espaço de lazer, possui o museu que agrega valor educativo na experiência cultural turística-
Descrição: dc.descriptionThe present work showed the relation between tourism and education, considering the guided tours that happens in the museum of the Maracanã Stadium, specifically with the project Maraca Junior. Thinking about this, the main question is: how the museum of Maracanã stadium, thinking about the purpose of educational tourism related to basic school’s and vocational institutions’, is related to highlight the museum as an educational place? So the main objective of this work is conduct a study about the relation tourism and education, taking the museum of maracanã stadium as a base, trying to understand it as a playful and educational place. The specific objectives are investigate the theories of tourism and education trying to highlight the museum as a place of non-formal education; describe the visitation of the museum of the Maracanã stadium, highlighting not only its infrastructure as a tourism building, but mainly its educational service; And, lastly, analyse if the educational proposal of the museum is careful enough to balance playful and educational aspects, trying to improve the cultural and tourist experience for their visitors. So, it was accomplished a field visit, using the systematic observation methodology and a brief interview with the person responsible for the visits, trying to understand how the employers of the museum deal with the educational nature of these visits, that have a special audience as students of basic school, non-governmental organizations or institutions of vocational education. Tried to understand and it was proved that the stadium, besides working as a leisure nad playful place, have a museum that aggregate educational value on the cultural and tourism experience-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectMaracanã-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu e lazer-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEducational tourism-
Palavras-chave: dc.subjectMaracanã-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum and leisure-
Título: dc.titleTurismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.