As Vicissitudes da Escola Pública decorrentes do Neoliberalismo e do Clientelismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDavies, Nicholas-
Autor(es): dc.contributorCPF:00977655422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125E6-
Autor(es): dc.contributorBastos, João Baptista-
Autor(es): dc.contributorCPF:06828973615-
Autor(es): dc.contributorAlgebaile, Eveline Bertino-
Autor(es): dc.contributorCPF:58838031720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793644Z6-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Denise Sayde de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-04-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17679-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769906-
Descrição: dc.descriptionEn este trabajo, he buscado identificar las razones que explican porque la enseñanza pública, a pesar de las vinculaciónes de recursos establecer en la Constituición de 1988 y en la LDB de 1996, siguen presentando una serie de carencias y de dificultades. Al investigar esta situación, fue posible o percibir como propuestas neoliberales y posturas clientelistas se encontran y si cristalizan en el espacio escolar, interferiendo y propiciando la manutención de esas carencias y dificultando el desarrollo de la educación (o ensinanza). La institución escolar investigada fue el Colégio Pedro II , considerado durante muchos años, como Colegio Ejemplo del Brasil. Fue posible notar que, a pesar de su tradición y relación con el gobierno federal, esa instituición no está inmune a los dictamenes de las ideas neoliberales y a las prácticas clientelistas que pueblan y si perpetuan en el interior de esa institución y en nuestra sociedad.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, procurei identificar as razões que explicam porque as escolas públicas, apesar das vinculações de recursos estabelecidas na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, continuam a apresentar uma série de carências e de dificuldades. Ao investigar esta situação, foi possível perceber como propostas neoliberais e posturas clientelistas se encontram e se cristalizam no espaço escolar, interferindo e propiciando a manutenção dessas carências e dificultando o desenvolvimento do ensino. A instituição escolar pesquisada foi o Colégio Pedro II considerado durante muitos anos, como Colégio Padrão do Brasil. Neste local foi possível perceber que, apesar de sua tradição e vinculação com o governo federal, essa instituição não está imune aos ditames das idéias neoliberais e às práticas clientelistas que povoam e se perpetuam no interior desta escola e em nossa sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública Organização e administração - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectClientelismo-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e estado-
Palavras-chave: dc.subjectAjuda governamental à educação-
Palavras-chave: dc.subjectLiberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAs Vicissitudes da Escola Pública decorrentes do Neoliberalismo e do Clientelismo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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