Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Davies, Nicholas | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00977655422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125E6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, João Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06828973615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Algebaile, Eveline Bertino | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:58838031720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793644Z6 | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Denise Sayde de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-04-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17679 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769906 | - |
Descrição: dc.description | En este trabajo, he buscado identificar las razones que explican porque la enseñanza pública, a pesar de las vinculaciónes de recursos establecer en la Constituición de 1988 y en la LDB de 1996, siguen presentando una serie de carencias y de dificultades. Al investigar esta situación, fue posible o percibir como propuestas neoliberales y posturas clientelistas se encontran y si cristalizan en el espacio escolar, interferiendo y propiciando la manutención de esas carencias y dificultando el desarrollo de la educación (o ensinanza). La institución escolar investigada fue el Colégio Pedro II , considerado durante muchos años, como Colegio Ejemplo del Brasil. Fue posible notar que, a pesar de su tradición y relación con el gobierno federal, esa instituición no está inmune a los dictamenes de las ideas neoliberales y a las prácticas clientelistas que pueblan y si perpetuan en el interior de esa institución y en nuestra sociedad. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, procurei identificar as razões que explicam porque as escolas públicas, apesar das vinculações de recursos estabelecidas na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, continuam a apresentar uma série de carências e de dificuldades. Ao investigar esta situação, foi possível perceber como propostas neoliberais e posturas clientelistas se encontram e se cristalizam no espaço escolar, interferindo e propiciando a manutenção dessas carências e dificultando o desenvolvimento do ensino. A instituição escolar pesquisada foi o Colégio Pedro II considerado durante muitos anos, como Colégio Padrão do Brasil. Neste local foi possível perceber que, apesar de sua tradição e vinculação com o governo federal, essa instituição não está imune aos ditames das idéias neoliberais e às práticas clientelistas que povoam e se perpetuam no interior desta escola e em nossa sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública Organização e administração - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clientelismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Pedro II | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ajuda governamental à educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | As Vicissitudes da Escola Pública decorrentes do Neoliberalismo e do Clientelismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: