Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64213224522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maurício da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:18346221122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0556219923760845 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mancini, Renata Ciampone | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64321145522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9541564332474250 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Regina Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:90067678422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777203U1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Norma Discini de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12123121122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723218H3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Atem, Guilherme Nery | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64450098722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3598199491206112 | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Silvia Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769899 | - |
Descrição: dc.description | Notre texte fait une analyse des émissions de télévision dirigées au grand publique, en utilisant l instrumental théorique de la sémiotique du discours. Pour cela, on a observé quatre jeux télévisés présentés par Silvio Santos dans la chaîne SBT Système Brésilien de Télévision. Dans cette analyse, on cherche quelles stratégies sont adoptées par tels programmes afin de les faire durer pendant plus de quarante ans. En outre, on discute un cas très particulier concernant Silvio Santos, qui est à la fois présentateur de ces programmes et propriétaire de la chaîne de télévision SBT. La Sémiotique permet de lancer un regard sur la production de signification de tels programmes, en les considérant comme des textes, c est-à-dire des objets dotés de sens. Dans le cas des textes de télévision, l analyse prendra la spécificité du plan de l expression qui se caractérise par les langages verbal, visuel e sonore mobilisés dans une seule énonciation, ce qu on appelle syncrétisme. L analyse se fond donc sur deux piliers. Le premier étant l observation des aspects intratextuels de l énoncé syncrétique, afin de planifier les effets de sens produits, le deuxième étant l analyse des réseaux de relations dialogiques établies par le genre jeux télévisé et son émission dans les moyens de communication de masse. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho analisa, com o instrumental teórico da semiótica do discurso, programas de televisão dirigidos ao grande público. Para isso, realiza-se o exame de quatro programas de auditório emitidos pelo SBT Sistema Brasileiro de Televisão apresentados por Silvio Santos. Busca-se investigar quais estratégias são adotadas em tais programas, de modo a fazê-los permanecerem no ar por mais de quarenta anos. Além disso, discute-se a peculiaridade desses programas serem apresentados por Silvio Santos, que além de apresentador é também o proprietário do canal de TV. A Semiótica permite lançar um olhar sobre a produção da significação dos programas, considerando-os como textos, ou seja, objetos dotados de sentido. No caso dos textos televisivos, a análise levará em conta a especificidade do plano da expressão que se caracteriza pelas linguagens verbal, visual e sonora mobilizadas numa só enunciação, o que se denomina sincretismo. A análise realizada assenta-se, então, sobre dois pilares. O primeiro é a observação dos aspectos intratextuais do enunciado sincrético, a fim de mapear os efeitos de sentido produzidos, e o segundo é a análise das redes de relações dialógicas estabelecidas pelo gênero programa de auditório e sua emissão nos meios de comunicação de massa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos linguísticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sincretismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de auditório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de TV | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Silvio Santos vem aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: