Potencialidades da astronomia na Base Nacional Comum Curricular: um estudo para ampliar a relação Museu x Escola no ensino de Ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marta Ferreira Abdala-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.creatorPeçanha, Carolina Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769887-
Descrição: dc.descriptionO processo de construção curricular é repleto de discussões que permeiam abordagens epistemológicas distintas e é influenciado pelo momento histórico, social e cultural correspondente. Desse modo, o profissional da educação pode adotar, na sua prática, diferentes representações e interpretações do documento curricular vigente, a fim de configurar a sua identidade e de retratar a realidade encontrada no ambiente escolar. Entendendo a Astronomia como uma ciência que apresenta conteúdos que perpassam por diferentes áreas do conhecimento, por meio desta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, buscou-se analisar as potencialidades da Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos espaços não-formais de educação, para uma abordagem de caráter interdisciplinar, lúdica e diversificada no ensino de Ciências para o Ensino Fundamental. para tal, foi feita a análise documental da BNCC e a Análise Textual Discursiva (ATD) de um questionário respondido por interlocutores de nove instituições que promovem divulgação científica e que trabalham com temas relacionados à Astronomia. Como resultados, observou-se, no que diz respeito à educação formal, que os assuntos voltados à Astronomia estão inseridos em diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e que podem ser estabelecidas conexões curriculares entre essas e o ensino de ciências, de modo que a Astronomia se apresenta como uma ciência maleável, com grande potencial interdisciplinar que permite uma gama de possibilidades pedagógicas. Quanto aos espaços não-formais de educação, são tidos como um meio de adentrar nos assuntos astronômicos inseridos no currículo escolar de forma diferenciada e com recursos tecnológicos específicos, a partir do estreitamento dos diálogos criados entre esses espaços e a escola, de forma a configurarem pontos de apoio para o processo ensino-aprendizagem. Visto isto, esta pesquisa buscou colaborar para o escopo de estudos que investigam as relações estabelecidas entre espaços formais e espaços não-formais de educação que trabalham com a temática da Astronomia e suas contribuições para o ensino de Ciências. E, por meio da identificação de conteúdos voltados à Astronomia nas diferentes áreas do conhecimento da BNCC, ressaltar seu potencial interdisciplinar. A pesquisa dedicou-se, ainda, a propor um caderno didático, a fim de que sirva como material de consulta para professores e educadores de museus, centros de ciências e planetários que busquem trabalhar ludicamente, de forma diferenciada dos modelos tradicionais, com temáticas voltadas à Astronomia no ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionThe curriculum construction process is full of discussions that permeate different epistemological approaches and is influenced by the corresponding historical, social and cultural moment. In this way, the education professional can adopt, in their practice, different representations and interpretations of the current curricular document, in order to configure their identity and portray the reality found in the school environment. Understanding Astronomy as a science that presents content that permeates different areas of knowledge, through this qualitative research, of an exploratory nature, we sought to analyze the potential of Astronomy in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and in non-formal educational spaces, to an interdisciplinary, ludic and diverse approach to Science teaching for Elementary Schools. To this end, a documentary analysis of the BNCC and a Discursive Textual Analysis (ATD) of a questionnaire answered by interlocutors from nine institutions that promote scientific dissemination and that work with topics related to Astronomy were carried out. As a result, it was observed, with regard to formal education, that subjects related to Astronomy are included in different subjects of Elementary School and that curricular connections can be established between these and science teaching, so that Astronomy becomes presents itself as a malleable science, with great interdisciplinary potential that allows for a range of pedagogical possibilities. As for non-formal education spaces, they are seen as a means of delving into astronomical subjects included in the school curriculum in a different way and with specific technological resources, based on the narrowing of dialogues created between these spaces and the school, in order to configure support points for the teaching-learning process. Given this, this research sought to contribute to the scope of studies that investigate the relationships established between formal and non-formal educational spaces that work with the theme of Astronomy and its contributions to Science teaching. And, by identifying content focused on Astronomy in the different areas of knowledge at BNCC, highlight its interdisciplinary potential. The research was also dedicated to proposing a didactic notebook, in order to serve as reference material for teachers and educators in museums, science centers and planetariums who seek to work playfully, in a different way from traditional models, with themes focused on to Astronomy in Science teaching.-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não-formais de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-escola-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectScience curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Astronomy-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal Education Spaces-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Título: dc.titlePotencialidades da astronomia na Base Nacional Comum Curricular: um estudo para ampliar a relação Museu x Escola no ensino de Ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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