A gestão de internacionalização de marcas: estudo de caso em empresa brasileira do setor do varejo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.creatorWatanabe, Julia Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769864-
Descrição: dc.descriptionO e-commerce vêm se tornando uma ferramenta cada vez mais popular entre as empresas que buscam expandir seus negócios e inovar seus meios de comercializar produtos. O comércio virtual contribui para que as organizações busquem se adaptar aos novos hábitos de consumo, mantendo-se atualizadas em relação às tendências do mundo digital. Os avanços no acesso à internet e a crescente adesão dos consumidores ao mercado virtual possibilitam que empresas busquem o desenvolvimento de seus negócios em mercados estrangeiros, ampliando significativamente seu público-alvo e proporcionando maior visibilidade à marca por meio do marketing internacional. No entanto, ao buscar o crescimento de seus negócios em outros países, os gestores enfrentam desafios e obstáculos em seu caminho, especialmente relacionados às diferenças culturais, políticas e econômicas, além da distância geográfica O objetivo da pesquisa é descrever os aprendizados obtidos em um projeto de estratégia de comunicação de uma marca brasileira no mercado internacional. Dessa forma, foi utilizado o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) para conduzir o Estudo de Caso, que engloba desde a identificação do problema, até a execução do plano de ação, análise e verificação dos resultados obtidos. A metodologia envolveu o uso de ferramentas, como Google Trend, para a observação do problema e análises de dados. A pesquisa descrita se baseou na revisão de literatura e de documentos fornecidos pela empresa, além de observações de campo. O estudo teve a finalidade de compreender o comportamento de compra dos consumidores norte-americanos, a fim de aprimorar as estratégias de venda da marca varejista analisada, por meio de uma comunicação segmentada e direcionada. Como resultado, foi entendido que a estratégia de segmentação do público-alvo, com uma comunicação personalizada com base nas preferências de cada cliente, é eficiente, e que as variações de temperatura e cultura em diferentes regiões do país estavam afetando as vendas dos produtos da empresa em discussão.-
Descrição: dc.descriptionE-commerce has become more popular tool day by day among companies that aims the business developments and find innovative sales channels. E-commerce contributed to greater updates of organizations that must follow new consumer habits, keeping themselves up to date with the digital world trends. Easier internet access and the growing adherence of consumers to the electronic market drove Brazilian brands into international business expansion as it expands their targets significantly and gives greater brand visibility through international marketing. However, expanding business to other countries brings new challenges and barriers to the managers, including cultural, political, and economic differences, in addition to geographic distance. The main goal of this study is to describe the knowledge acquired through the international communication strategy of a Brazilian brand in foreign markets. Thus, the Methodology for Analyzing and Solving Problems (MASP) was used to conduct the Case Study, which ranges from identifying the problem to executing the action plan, analyzing, and verifying the results obtained. In this sense, the brand looked for innovative pitches to develop its international sales through commercial strategies based on accurate and straight-to-the-point communication. The methodology involved the use of tools, such as Google Trend, for problem observation and data analysis. The research described was based on a review of the literature and documents provided by the company, in addition to field observations. This study had the function to understand North American shopper behavior to improve the retail brand sales strategies using segmented and targeted communication. In the end, it was clear that the target segmentation strategy based on personalized communication and user preferences is effective. The temperature and cultural changes in the different areas of the country were also affecting sales results of the mentioned products.-
Descrição: dc.description87 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia de Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing Digital-
Palavras-chave: dc.subjectSegmentação-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia aplicada ao marketing-
Palavras-chave: dc.subjectInternationalization-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication Strategy-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Marketing-
Palavras-chave: dc.subjectSegmentation-
Título: dc.titleA gestão de internacionalização de marcas: estudo de caso em empresa brasileira do setor do varejo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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