Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Maurício | - |
Autor(es): dc.contributor | Follain, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, João Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Luna, Rafael de | - |
Autor(es): dc.contributor | Deleyto, Celestino | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Carolina Oliveira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769859 | - |
Descrição: dc.description | Sem abandonar a ideia de que a comédia romântica é um gênero audiovisual, a tese parte do princípio que este gênero consiste numa narração cômica de amor. Por isso investigamos os elementos cômicos e românticos numa perspectiva narrativa através de dois conceitos: o de espaço cômico e o da temporalidade do quase. Espaço e tempo são elementos essenciais na construção de um universo narrativo. O espaço cômico foi pensado por Celestino Deleyto (2009) como um espaço criado pelo gênero, protegido e engraçado onde os personagens se sentem mais livres para viver relacionamentos amorosos, sem as inibições comuns do dia-a-dia. Já a temporalidade do quase corresponde ao controle temporal exercido pelo gênero que prolonga as resoluções numa espécie de suspense: as demoras e as satisfações parciais desenvolvem a função erótica da narrativa. A separação em espaço/tempo é reformulada como espaço-tempo, pensando de que maneira componentes espaço-temporais se arranjam nas combinações sempre instáveis e mutantes do gênero audiovisual. O objetivo é mostrar como essas estruturas narrativas acabam promovendo uma catarse específica do gênero, um efeito de recompensa que não apenas se alcança ao final, mas que pouco a pouco o espectador sente no contato com a história. | - |
Descrição: dc.description | This thesis analysis romantic comedy as a genre and also as a comic narration of love. We assume a narrative perspective working with two main concepts: the comic space and the temporality of the “almost”. Space and time are essential features in a narrative world. The comic space or space of romantic comedy (Deleyto, 2009), a utopian space where characters can live their desires free from the general inhibitions that real people encounter in our day-to-day lives. But this space does not exist outside time. Rather, it is crucially affected by a specific type of temporality, a temporal dimension that controls the mise en scène and delays the fulfillment of desire, as well as directing spectatorial engagement. This is what I call the temporality of the “almost” (2016): the micro-narrative structure that repeatedly makes erotic resolution almost happen at several points in the story. This temporal arrangement functions as a retardatory structure (Sternberg, 1978), planting obstacles apparently to keep characters apart, but, in fact, increasing the flow of desire between them and the intensity of the spectators’ response. The final goal is to prove how these narrative structures promote a specific catharsis of the genre, a reward effect achieved by the spectator not only at the end but, all through the story. | - |
Descrição: dc.description | 187f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço Cômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidade do Quase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia Romântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e Audio Visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Narrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romantic Comedy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic Space | - |
Palavras-chave: dc.subject | The Temporality of the “Almost” | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genre | - |
Título: dc.title | O espaço-tempo da comédia romântica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: