Uma outra educação é possível nas prisões? O caso da associação de proteção e assistência aos condenados (APAC)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSurian, Alessio-
Autor(es): dc.contributorTorlone, Francesca-
Autor(es): dc.contributorGodinho, Ana Claudia-
Autor(es): dc.contributorUmpierrez, Analia-
Autor(es): dc.contributorAcuña, Violeta-
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.creatorGrossi, Sergio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23124-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769831-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa analisa a concepção pedagógica do modelo de política de restrição e privação de liberdade implementado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que se autodenomina como educativo, buscando verificar se se trata de um novo modelo ou de uma sofisticação do tradicional. Para estudar esse modelo, que pretende reduzir a reincidência das mais de 40 mil pessoas que passaram para menos de 20%, realizamos, portanto, uma pesquisa bibliográfica para conhecer o modelo tradicional de prisão, focando, em particular, na situação do Brasil. Posteriormente, estudamos o modelo APAC por meio dos textos que o descrevem e de uma revisão da literatura das pesquisas no Brasil e na Itália. Finalmente, realizou-se uma observação participativa com método etnográfico em duas das unidades do modelo, utilizando o diário de campo e entrevistas abertas e semiestruturadas. Para analisar as práticas, comparamo-las com os discursos sobre o modelo e com o modelo de prisão tradicional. Foram, então, analisadas as potencialidades de um espaço diferente da prisão que apoia os projetos educativos das pessoas privadas de liberdade, as fragilidades decorrentes do baixo financiamento e também as limitações estruturais devido às limitadas oportunidades de trabalho oferecidas às pessoas que retornam à liberdade. Dessa forma, embora seja possível outra educação nas prisões, existe o risco de que haja uma eficácia limitada na facilitação do regresso à sociedade dadas as limitações estruturais devido às limitadas oportunidades de trabalho oferecidas às pessoas que regressam à liberdade-
Descrição: dc.descriptionThis research analyses the pedagogical conception of the policy model of restriction and deprivation of liberty implemented by the Association for the Protection and Assistance of Sentenced Persons (APAC), which calls itself educational, and whose purpose is to verify if it is a new model or a sophistication of the traditional one. In order to study this model, which intends to have reduced the recidivism from more than 40 thousand people to less than 20%, a bibliographical research has been conducted to deepen the knowledge of the traditional model of prison, focusing then on the specific situation in Brazil. Subsequently, the APAC model has been studied through the inspection of the texts describing it and the review of the research literature in Brazil and Italy. Finally, a participatory observation has been carried out thanks to an ethnographic method in two of the units of the model, using the field diary and the open and semi-structured interviews, conducted to analyse the practices. We have drawn a comparison between the practices and the discourses about the model and, finally, we have compared it with the traditional prison model. The potentialities of that space, which is other than prison and which supports the educational projects of people deprived of liberty, were analysed and highlighted, as well as the weaknesses resulting from underfunding. In this way, it was observed that another education is possible for the prisons, but also that there is still the risk that it will have limited effectiveness in facilitating the return to society, given the structural limitations due to the insufficient work opportunities offered to people who return to freedom-
Descrição: dc.description271 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação na prisão-
Palavras-chave: dc.subjectReeducação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectReintegração social-
Palavras-chave: dc.subjectAlternativas à prisão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPrisão-
Palavras-chave: dc.subjectCriminologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia jurídica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in prison-
Palavras-chave: dc.subjectRe-education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectSocial reintegration-
Palavras-chave: dc.subjectAlternatives to prison-
Título: dc.titleUma outra educação é possível nas prisões? O caso da associação de proteção e assistência aos condenados (APAC)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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