Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Daniel Arruda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0578569833689838-
Autor(es): dc.contributorTeles, Gabriela Caramuru-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0651840375649590-
Autor(es): dc.contributorTeles, Bárbara Caramuru-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9925691058602976-
Autor(es): dc.creatorBissoli, Luan Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31335-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769830-
Descrição: dc.descriptionOs E-sports ganharam muita popularidade com o surgimento da internet banda larga, com o barateamento dos videogames e popularização dos canais de transmissão dos campeonatos. No Brasil, a categoria cresce por meio de investimentos em massa de marcas nacionais e internacionais, movimentando milhões de reais e gerando subsistência para inúmeras famílias. Diante do falado, esta pesquisa jurídico-teórica tem como objetivo elucidar o surgimento desta indústria do entretenimento e observar as relações contratuais, principalmente em torno dos atletas profissionais, confrontando com relações existentes em outros esportes tidos como tradicionais e com a legislação vigente. Desta forma, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, baseado em pesquisa doutrinária e Direito Comparado, pretende-se determinar a natureza jurídica da atividade profissional exercida pelo cyber-atleta para que seja, por fim, apontada a necessidade de regulamentação específica da categoria para promoção do desenvolvimento do jogador profissional e da atividade tecnológica no Brasil-
Descrição: dc.descriptionE-sports have gained popularity in recent years with the emerge of broadband internet, the process of lowering down the price of video games and the popularization of streaming channels. In Brazil, the category grows highly because of massive investments by national and international brands, moving millions of reais and generating livelihoods for countless families. With that said, this legal-theoretical research aims to elucidate the emerge of this entertainment industry and observe contractual relationships, mainly around professional athletes, confronting existing relationships in other traditional sport and the current legislation. In this way, through an interdisciplinary research, based on doctrinal research and Comparative Law, it is intended to determine the legal nature of the professional activity carried out by the cyber-athlete so that it is finally pointed out the need for specific regulation of the category to promote the professional player development and technological activity in Brazil-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireito do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectE-sports-
Palavras-chave: dc.subjectLei Pelé (Lei nº 9.615/98)-
Palavras-chave: dc.subjectCyberatleta-
Palavras-chave: dc.subjectLei Pelé-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectDireito do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectVideogame-
Palavras-chave: dc.subjectLabor law-
Palavras-chave: dc.subjectEsport-
Palavras-chave: dc.subjectCyber-athlete-
Palavras-chave: dc.subjectPelé law (Law n. 9.615/98)-
Título: dc.titleDireito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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