
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moreno, Esteban Lopez | - |
| Autor(es): dc.creator | RIBEIRO, Victor Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:24:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:24:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769795 | - |
| Descrição: dc.description | A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações. | - |
| Descrição: dc.description | The lack of motivation and the excessive amount of memory content are two of the main causes of students' lack of interest in learning Chemistry. Seeking a modification of this scenario and based on this research we describe the development, application and evaluation of an active methodology anchored in Problem Based Learning (PBL), for the teaching of topics Thermochemistry. This study was applied in a second grade class in a private school in the city of Niterói and it was based on the Formative Itineraries proposed by the BNCC., Therefore, a discipline of Literature was developed where the topics of Thermochemistry were assigned using as a reference the Book Macunaíma, by Mário de Andrade. We developed a Didatic Guide after the application and evaluation of this discipline which describes how to apply this methodology. And as a result an Educational Product was created. It is worth applying it in different situations or subjects despite the proposal being contextualized in a specific school series. | - |
| Descrição: dc.description | 103 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry. | - |
| Título: dc.title | Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: