Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Antonio Carlos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMoreno, Esteban Lopez-
Autor(es): dc.creatorRIBEIRO, Victor Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27999-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769795-
Descrição: dc.descriptionA falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.-
Descrição: dc.descriptionThe lack of motivation and the excessive amount of memory content are two of the main causes of students' lack of interest in learning Chemistry. Seeking a modification of this scenario and based on this research we describe the development, application and evaluation of an active methodology anchored in Problem Based Learning (PBL), for the teaching of topics Thermochemistry. This study was applied in a second grade class in a private school in the city of Niterói and it was based on the Formative Itineraries proposed by the BNCC., Therefore, a discipline of Literature was developed where the topics of Thermochemistry were assigned using as a reference the Book Macunaíma, by Mário de Andrade. We developed a Didatic Guide after the application and evaluation of this discipline which describes how to apply this methodology. And as a result an Educational Product was created. It is worth applying it in different situations or subjects despite the proposal being contextualized in a specific school series.-
Descrição: dc.description103 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectNew High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.-
Título: dc.titleProblem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.