Há no cotidiano escolar do CEFET-Campos um agir ético cuja máxima da vontade possibilite um princípio de uma legislação universal?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.contributorScofano, Reuber Gerbassi-
Autor(es): dc.contributorCPF:43445455422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782998U1-
Autor(es): dc.contributorSilva, Regina Coeli Vieira da Silveira e-
Autor(es): dc.contributorCPF:45827800759-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781885U0-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Walter Cardoso de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17577-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769778-
Descrição: dc.descriptionThis research is a study on human way of acting in a school from the point of view of Kantian Ethics. It aimed at shouting that the fundamental law of the pure practical reason, stated by Kant in Criticism on Practical Reason joined to the questions What must I know? What must I do? And What am I allowed to expect? made up in Criticism on Pure Reason , is possible to be applied to the daily praxis of a school institution. It was also a brief reflection on the current educational moment regarding the opinions of the actors by justifying the search of an ethical way of acting in a technologized society by the instrumental reason however aiming at the possibility of an education which considers human being not only as the builder of its history but also and mainly an ethical being who can enjoy technology without destroying its mankind. This research still seeks for discussing that education is simultaneously the means and the goal of the liberty through the universalization, on one hand, of thinking and, on the other hand, of acting in the search of learning to be and of living together.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga o agir humano numa instituição escolar, a partir da ética Kantiana. Pretendeu-se mostrar que a lei fundamental da razão prática pura, estabelecida por Kant na Crítica da Razão Prática, agrupada aos questionamentos - O que devo saber? O que devo fazer? E o que me é permitido esperar? - formulados na sua Crítica da Razão Pura, é suscetível de ser aplicada à práxis cotidiana de uma instituição escolar. Apresentou-se, também, uma breve reflexão sobre o momento atual da educação dentro dos parâmetros dos sujeitos pesquisados atuantes na instituição, justificando a busca da perspectiva de um agir ético-moral em uma sociedade tecnologizada pela razão instrumental, objetivando, porém, a possibilidade de uma educação que considere o homem, não somente como um ser construtor de sua história, mas principalmente um ser ético, que possa gozar da tecnologia, sem que esta se torne destruidora de sua própria humanidade. Assim, argumentou-se que a educação é meio e fim da liberdade através da universalização do pensar de um lado, e do agir, de outro, na busca do aprender a ser e aprender a conviver.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSer humano-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Palavras-chave: dc.subjectRazão prática-
Palavras-chave: dc.subjectAprender a ser-
Palavras-chave: dc.subjectHuman being-
Palavras-chave: dc.subjectLiberty-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPractical reason-
Palavras-chave: dc.subjectLearning to be-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleHá no cotidiano escolar do CEFET-Campos um agir ético cuja máxima da vontade possibilite um princípio de uma legislação universal?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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