A tessitura de outros sentidos: narrativas em educação popular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Queila da Silva Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22262-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769774-
Descrição: dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta narrativas de minha trajetória de vida e suas correlações, aproximações e tessituras ao contexto da educação popular e das políticas públicas e programas sociais que atravessaram o período compreendido entre a infância e a vida adulta. Assim, busco atrelar à escrita deste trabalho, o contexto histórico e político com relatos, passagens e momentos vividos que marcaram fases de mudanças e transições ocorridas em minha vida. A pesquisa, de caráter autobiográfico, traz consigo tanto do âmbito de minha vivência escolar, quanto de minha vivência cotidiana, como parte de um lugar com demarcações sociais e culturais, logo, integrando questões referentes às suas implicações em meu olhar e visão de mundo. Ao longo do trabalho, utilizo como metodologia a pesquisa narrativa, assim como o do cotidiano e da formação popular e humana, em um contexto de educação que tenta enxergar para além das ordenações postas pelas instituições. Aponto e trago levantamentos onde considero as rupturas e emendas, costuras que fizeram parte de minha formação como um todo, como um ser formado dentre os diversos processos e atravessamentos, sendo eles ora formais, ora não formais.-
Descrição: dc.descriptionThe present work of course completion aims to present memories and narratives of my life trajectory along with their correlations, approximations and tessiture to the context of popular education and the public policies and social programs that have crossed the time. Thus, I try to connect the writing of this work with the historical and political context according to the rescue of the memories and reports, passages and moments lived significantly that marked the phases of changes and transitions that occurred in my life. The research brings with it accounts and passages both from the scope of my school experience and from my human experience as part of a place with social and cultural demarcations, thus integrating questions regarding their implications in my look and worldview. Throughout the work, I use as methodology the narrative research and the study of memory, as well as the everyday, popular, and human formation, in a context of education that tries to see beyond what is now instituted in institutions. I point and bring up withdrawals where I consider the ruptures and seams, seams that were part of my formation as a whole, as a being formed among the various processes and crossing, both of which are now formal or not.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Popular-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Education-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives and Memories-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday life-
Título: dc.titleA tessitura de outros sentidos: narrativas em educação popular-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.