Brincadeiras de rua como estratégia para o atendimento educacional especializado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.contributorTorres, Maria Carmem Euler-
Autor(es): dc.contributorCastro, Aline Cristine Xavier da Silva-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá e Silvada-
Autor(es): dc.contributorMascarenhas, Ediclea Fernandes-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.creatorCosta, Valéria Menezes Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769772-
Descrição: dc.descriptionA escolarização de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) tem desafiado escolas a reinventarem novos fazeres pedagógicos, diante do seu diferenciado público. Para atender a essa demanda, apresentamos no presente estudo as brincadeiras de rua como estratégia pedagógica para a inclusão dos alunos com NEEs, privilegiando a mediação pedagógica e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a Lei 13.146/2015 (BRASIL, 2015). Destacamos as brincadeiras e jogos como caminho para favorecer o aprendizado, desenvolver processos cognitivos, expressivos, perceptivos e motores, levando a um aprendizado significativo e motivador. Além de servir como estratégia de ensino para o AEE de maneira a estimular o desenvolvimento e a aprendizagem, as brincadeiras de rua possibilitam o compartilhamento cultural, pois fazem parte da cultura familiar, transmitida por meio da narração e experiências dos familiares mais idosos. Nesta pesquisa, propomos uma rede de apoio familiar com os avós e pais, favorecendo o vínculo afetivo entre os seus membros por meio das memórias relativas às brincadeiras de rua. Para fundamentar o estudo, utilizamos o suporte teórico metodológico baseado em documentos legais que embasam as políticas públicas na perspectiva da educação inclusiva, além do referencial sobre as Brincadeiras e Jogos e sua interferência no desenvolvimento infantil, compartilhamento da cultura e a mediação pedagógica. Para tal, utilizamos a perspectiva de Adorno (2000), Crochik (2011), Vygotsky (1987, 1989, 1995, 1997, 1998, 2007, 2008), Feuerstien (2014), Kishimoto (1998), Bueno (2010), Walter Benjamin (1994), Florestan Fernandes (1979), Brougère (1998, 2001, 2002), entre outros. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa de campo com as famílias, alunos e professores das turmas selecionadas de uma escola pública, no município de Niterói. Como instrumento de coleta de dados, usamos a roda de conversa e observação do cotidiano escolar. A roda de conversa com experiências vividas por pais e avós foram de grande importância para o nosso estudo. A pesquisa bibliográfica realizada apontou para a importância de investimentos na educação inclusiva como maneira de valorização da formação humana e traz o ato de brincar com teorias que apontam para relevância das brincadeiras e jogos no contexto educacional. O estudo demonstrou que, por meio das brincadeiras de rua, os alunos com necessidades educacionais especiais podem viver experiências que constroem autonomia, desenvolvem o potencial de cada um e possibilita o uso da comunicação expressiva e receptiva para o efetivo processo de aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa teve como principal objetivo a criação de um caderno pedagógico de brincadeiras antigas de rua, com adaptações para serem utilizadas na escola inclusiva, considerando as diferentes necessidades e possibilidades de participação para todos os alunos.-
Descrição: dc.descriptionThe schooling of students with Special Educational Needs (SENs) has challenged schools to reinvent new pedagogical practices in view of their differentiated public. To respond to this demand, in the present study we present street games as a pedagogical strategy for the inclusion of students with SENs, prioritizing the pedagogical mediation and Specialized Educational Service (SES), according to Law 13.146 / 2015 (BRAZIL, 2015 ). We highlight plays and games as a way to favor learning, develop cognitive, expressive, perceptual and motor processes, leading to meaningful and motivating learning. In addition to serving as a teaching strategy for SES in order to stimulate development and learning, street games enable cultural sharing, as they are part of family culture transmitted through the older family members' narration and experiences. In this research, we propose a family support network with grandparents and parents, favoring the affective bond between its members through memories related to street games. To substantiate the study, we considered the theoretical-methodological support based on legal documents that support public policies from the inclusive education perspective besides the play and games framework and their interference in child development, culture sharing and pedagogical mediation. For this, we bring the perspective of Adorno (2000), Crochik (2011), Vygotsky (1987, 1989, 1995, 1997, 1998, 2007), Feuerstien (2014), Kishimoto (1998), Bueno (2010), Walter Benjamin (1994), Florestan Fernandes (1979), Brougère (1998, 2001, 2002) among others. As a research methodology, we implemented field research with families, students and teachers from selected classes at a public school in Niterói city. As a data collection instrument, we used the conversation circle and observation routine of school life. The conversation circle with experiences lived by parents and grandparents was of great importance for our study. The bibliographic research pointed to the investments in inclusive education importance as a way of valuing human formation and brings the playing act based on theories that point to the relevance of play and games in the educational context. The study demonstrated that students with special educational needs through street games can live experiences that build autonomy, develop the individual potential and enable the expressive and receptive communication for the effective learning process. Therefore, this research had as the main objective of the creation of old street games pedagogical notebook with adaptations to be used in the inclusive school, considering the different needs and possibilities for all students' participation.-
Descrição: dc.description194 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAEE-
Palavras-chave: dc.subjectNEE-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidade educacional especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectSEN-
Palavras-chave: dc.subjectSES-
Título: dc.titleBrincadeiras de rua como estratégia para o atendimento educacional especializado-
Título: dc.titleStreet games as a strategy for specialized educational services-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.