Proposta de aplicação da metodologia do design thinking em bibliotecas públicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorSanches Neto, Asy Pepe-
Autor(es): dc.contributorMachado, Elisa Campos-
Autor(es): dc.contributorMafort, Gabriela Thomaz-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Nayara Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769770-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso, após introduzir o leitor a um pequeno histórico das bibliotecas públicas no Brasil, buscou retratar a trajetória de uma bibliotecária inovadora que lidera bibliotecas públicas a mais de 40 anos e revelar como ela transformou os problemas encontrados dentro das unidades em grandes impulsos para a inovação. Mostra também, como um bibliotecário que inova, sem mesmo saber que está usando a base metodológica do design thinking para solucionar problemas, pode ser um verdadeiro bibliotecário designer. Apresenta o design thinking, descrevendo suas fases e mecanismos de auxílio à solução de problemas encontrados dentro de unidades de informação e faz a aplicação da metodologia do design thinking na Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira (BPMAT). Mostra como essa metodologia pode ser aplicada em bibliotecas, como lidar com os diversos problemas encontrados durante o processo de aplicação e ainda os resultados obtidos após a conclusão do processo. Finaliza, apresentando um protótipo de game para bibliotecas, que irá fazer com que a visibilidade das bibliotecas de Niterói em relação ao público jovem cresça significativamente.-
Descrição: dc.descriptionThis work, after introducing the reader to a small history of public libraries in Brazil, sought to portray the trajectory of an innovative librarian who has led public libraries for more than 40 years and to reveal how she transformed the problems found within the great impulses for innovation. It also shows, as an innovating librarian, without even knowing that he is using the methodological basis of design thinking to solve problems, can be a true designer librarian. It presents design thinking, describing its phases and mechanisms to help solve problems found within information units, and applies the methodology of design thinking in the Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira (BPMAT). It shows how this methodology can be applied in libraries, how to deal with the various problems encountered during the application process and also the results obtained after the conclusion of the process. It ends by presenting a game prototype for libraries that will make the visibility of the libraries of Niterói in relation to the young public grow significantly.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca pública-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectThinking design-
Palavras-chave: dc.subjectPublic libraries-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Título: dc.titleProposta de aplicação da metodologia do design thinking em bibliotecas públicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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