Desenvolvimento e caracterização de concreto permeável para utilização em blocos intertravados para estacionamentos

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Autor(es): dc.contributorRocha, Camila Aparecida Abelha-
Autor(es): dc.contributorCastro, Izabella Pessoa de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Rodrigo Menezes Raposo de-
Autor(es): dc.creatorBotteon, Letícia Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5255-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769762-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve por finalidade estudar concretos permeáveis para uso em blocos intertravados para pavimentação de estacionamentos. Com a escassez de pesquisas em âmbito nacional, se fez necessário primeiramente aprofundar os conceitos envolvidos sobre o assunto. Em seguida, iniciou-se a busca por uma mistura de concreto permeável de cimento Portland que atendesse aos requisitos mínimos para o uso de blocos intertravados em estacionamentos, por meio da realização de ensaios laboratoriais de caracterização mecânica e hidráulica para três diferentes misturas com variação no método de compactação e adição de areia em um dos traços. A caracterização mecânica foi realizada com base em ensaios de resistência à compressão uniaxial e tração indireta por compressão diametral. De cada composição foram determinadas a permeabilidade com uso de um permeâmetro de carga variável, assim como os parâmetros que caracterizam o concreto permeável, como índice de vazios, porcentagem de vazios comunicantes, massa específica do concreto fresco e endurecido, absorção, abatimento e perda de massa no ensaio de cântabro. Obteve-se concretos com permeabilidade variando de 0,13cm/s a 0,90cm/s, resistência à compressão de até 23,8MPa e resistência à tração por compressão diagonal de até 2,49MPa, absorção de aproximadamente 5%, índice de vazios variando de 0,21 a 0,45 e vazios comunicantes de 0,15 a 0,42. Em nenhuma das misturas obteve-se resistência à desagregação significativa. Melhores resultados foram obtidos com o método de compactação mecânico com 10 segundos/camada em duas camadas com substituição de 7% da massa do agregado graúdo por areia. Os concretos permeáveis apresentaram índices de condutividade hidráulica suficientes para o uso em estacionamentos, porém, as resistências à compressão foram inferiores ao necessário, assim como, o concreto não apresentou resistência à abrasão no ensaio de cântabro.-
Descrição: dc.descriptionThe main goal of this research was to study the pervious concrete material to use interlocking concrete blocks in paving lots. With the lack of research on the subject, it was necessary to deepen the concepts involved. Because of that it began a search for a mixture of permeable concrete Portland that met the minimum requirements for the use of interlocked blocks in parking lots, through the performance of mechanical and hydraulic characterization laboratory tests for three different mixtures with variation in method of compaction and addition of sand in one of the traces. The mechanical characterization was performed based on tests of uniaxial compressive strength and split tensile strength. From each composition the permeability was determined using a variable head permeameter, as well as the parameters that characterize the permeable concrete, such as air voids, percentage of interconnected voids, unit weight of fresh and hardened concrete, absorption, abatement and cantabro loss. The tests obtained permeability between 0.13cm/s and 0.90cm/s, compressive strength up to 23.8 MPa and split tensile strength up to 2.49MPa, absorption of approximately 5%, air voids between 21% and 45% and interconnected voids between 15% and 42%. No significant resistance to disaggregation was found in any of the blends. Better results were obtained with the method of mechanical compaction with 10 seconds/layer in two layers with replacement of 7% of the aggregate mass by sand. The permeable concrete presented good hydraulic conductivity index, but the compressive strengths were inferior to those required for use in parking lots, also, the concrete did not show abrasion resistance in the cantabro test.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto-
Palavras-chave: dc.subjectPoroso-
Palavras-chave: dc.subjectDrenante-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectPermeabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto-
Palavras-chave: dc.subjectPermeabilidade do concreto-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da construção-
Palavras-chave: dc.subjectConcrete-
Palavras-chave: dc.subjectPervious-
Palavras-chave: dc.subjectPorous-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical strength-
Palavras-chave: dc.subjectPermeability-
Título: dc.titleDesenvolvimento e caracterização de concreto permeável para utilização em blocos intertravados para estacionamentos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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