Estudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorNovais, Robson Macedo-
Autor(es): dc.creatorSamagaio, Lucas Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769745-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como tema a investigação da manutenção da autoridade docente em sala de aula. O objetivo é compreender como se dá o processo de formação da autoridade moral do professor, em função das relações sociais entre professor e aluno, assim como as emoções envolvidas, através da visão de professores do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro. Tendo em vista que as relações sociais são baseadas na comunicação, principalmente no ambiente escolar, se faz necessário compreender como a mesma afeta as relações sociais presentes. A escolha do tema se deu devido à situações vivenciadas durante as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino, na qual pode-se observar uma relação entre professor e aluno, baseada no medo por parte dos discentes e comportamento autoritário por parte do docente. Pensando nessas situações e o estado atual de pandemia de COVID-19, optou-se por realizar entrevistas semi-estruturadas com dois professores através de chamadas de vídeo, para buscar compreender como eles lidavam com relação de autoridade que eles possuem, com o respeito que tinham por parte dos alunos, através da visão dos professores. Buscando na literatura, foi escolhida a teoria da Comunicação Não-violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg, no qual se trata das comunicações do ser humano como um todo, principalmente as relações hierárquicas, como do patrão e empregado, assim como professor e aluno, utilizando principalmente desta como um referencial teórico para analisar, através da fala do professor, os pontos que vão de encontro ou destoam com a CNV. Desse modo, esta monografia mostra aos futuros professores formas de lidar com algumas situações envolvendo seus futuros alunos ao exercer seu papel de professor em sala de aula, fazendo um paralelo entre as experiências dos professores entrevistados e as teorias apresentadas. Assim, considera-se que a comunicação entre professor e aluno, pode possuir um papel importante para que a manutenção da autoridade moral do docente, seja realizada de forma saudável, sem afetar negativamente nenhum dos dois lados. Também é importante ressaltar que através das análises realizadas, foi possível perceber a existência de uma afetividade na relação entre professor e aluno, que podem contribuir para a manutenção da autoridade docente e, consequentemente, uma melhor relação social na sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação não-violenta-
Palavras-chave: dc.subjectAutoridade docente-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Título: dc.titleEstudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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