Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | França, Sergio Luiz Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:69784578422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirino, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84596852122 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Paulo Rogério Nogueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:74402226791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9324359705337165 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sérgio Fabricio de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20788 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769734 | - |
Descrição: dc.description | Environmental education (EE) has been an increasingly recurring theme in several discussion forums. Meanwhile , put the EA in schools in order to promote changes towards a more balanced relationship between man and nature , is still a major challenge to be faced . Data from the 2004 School Census realize that 94 % of elementary schools in Brazil say they develop EA. In this context this research diagnosed how environmental education occurs and is practiced in schools of public schools in the municipality of Goytacazes - RJ , and from this survey , a proposal of an Environmental Management System (EMS ) was presented , based on the standard ISO 14001 and the PDCA cycle to be implemented in schools . This research is classified as the qualitative and quantitative descriptive applied and developed through literature search, document, field and case study. We used a non- probabilistic sample of 06 schools in the state education system, where the data were obtained through interviews and semi -structured questionnaires to school principals and teachers, respectively, and observations in schools. The data collected showed that environmental education is in the context of the schools surveyed , where there was a huge gap in what refers to the practice of Environmental Management , which reveals that there is an excellent opportunity to develop and implement Environmental Management Systems in units teaching , which is the central object of research. | - |
Descrição: dc.description | A educação ambiental (EA) tem sido um tema cada vez mais recorrente em diversos fóruns de discussões. Entretanto, inserir a EA nas escolas de modo a promover transformações em prol de uma relação mais equilibrada entre homem e natureza, ainda é um grande desafio a ser enfrentado. Dados do Censo Escolar 2004 dão conta que 94% das escolas de ensino fundamental, no Brasil, dizem que desenvolvem EA. Diante desse contexto esta pesquisa diagnosticou de que forma a Educação Ambiental se insere e é praticada nas escolas da rede pública estadual do município de Campos dos Goytacazes RJ, e a partir deste levantamento, foi apresentada uma proposta de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na norma ABNT ISO 14001 e no ciclo PDCA, para ser implementado nas escolas. Esta pesquisa se classifica como quali-quantitativa do tipo descritiva aplicada e se desenvolveu por meio de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. Utilizou-se uma amostra não probabilistica de 06 escolas da rede estadual de ensino, onde os dados foram obtidos através de entrevistas e questionários semi-estruturados como os diretores de escola e professores, respectivamente, além de observações nas escolas. Os dados levantados apontaram que a Educação Ambiental se insere no contexto das Escolas pesquisadas, onde se verificou uma enorme lacuna no que se refere à prática de Gestão Ambiental, o que revela que há uma excelente oportunidade para desenvolver e implementar Sistemas de Gestão Ambiental nas unidades de ensino, que é o objeto central da pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education Environmental Management, Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ | - |
Título: dc.title | MOTION FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT SYSTEM FOR PUBLIC SCHOOLS NETWORK STATE OF THE CITY OF FIELDS OF GOYTACAZES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: