Estudo sobre material educativo oferecido aos usuários surdos na temática da saúde: a produção de um livro informativo acessível sobre a febre amarela

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene M. Sa e Silva da-
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributorAndrews, Jean-
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luiz-
Autor(es): dc.contributorGomes, Marisa da Costa-
Autor(es): dc.contributorJoanoario, Ricardo de Souza-
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributor2986160699717650-
Autor(es): dc.creatorSouza, Carla da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769704-
Descrição: dc.descriptionEm virtude da diferença linguística, os surdos pertencem a um grupo cultural minoritário. No Brasil, as ações educativas na área da saúde pública para surdos são essencialmente desenvolvidas pela escola para contemplar os alunos público- alvo da Educação Infantil e Educação Básica, deixando desprotegidos os que não pertencem a esse grupo e vulneráveis à incidência de doenças por falta de informação. Esta pesquisa tem como objetivo geral criar um livro paradidático, informando o público surdo em geral, especialmente, adultos e adolescentes sobre o contágio e a evolução da Febre Amarela. Dentre os objetivos específicos, destacam- se: proceder um levantamento sobre o conhecimento dos surdos acerca da Febre Amarela e fomentar o acervo de material educativo esclarecedor sobre doenças para comunidade de surdos. Como referencial teórico, buscamos embasamento nas pesquisas de Strobel (2009), Almeida (2013), Novaes (2014), Cruz (2016), Neves, Felipe e Nunes (2016), Silva e Souza (2018) e em aparatos legais, como o Decreto de Libras 5.626/2005 (BRASIL, 2005), a Portaria 2.761/2013 (BRASIL, 2013), que institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Âmbito do Sistema Único (BRASIL, 2013). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa exploratória (GIL, 2002; 2008; 2010) em sites acadêmicos na busca de material onde se pudessem conferir materiais voltados para orientar surdos sobre a temática abordada nesta pesquisa: a Febre Amarela. A busca confirmou a existência de raríssimo material educativo para esse público. Dessa forma, foi elaborada uma estória, cujos personagens principais são surdos, com identidades culturais e linguísticas distintas. Além de abordar a temática da Febre Amarela (contágio, prevenção, agentes transmissões...), o livro faz uma reflexão acerca da importância da interação dos surdos com seus pares, do acesso à informação por parte dos surdos que não frequentam o contexto escolar e da importância da Libras como primeira língua da comunidade de surdos.-
Descrição: dc.description92 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino para surdos; Livro paradidático; Doenças virais; Febre Amarela; Libras e Língua Portuguesa escrita-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo, Língua brasileira de sinais, Promoção da saúde, Febre amarela-
Título: dc.titleEstudo sobre material educativo oferecido aos usuários surdos na temática da saúde: a produção de um livro informativo acessível sobre a febre amarela-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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