A disputa por legitimidade de marcas homoafetivas no campo da publicidade e da diversidade sexual nas mídias sociais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Carla-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Thaiane-
Autor(es): dc.contributorMurad, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorBianchi, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorCovaleski, Rogério-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/0318521162009572-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Tadeu-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Tadeu Carvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769703-
Descrição: dc.descriptionOs estudos relacionados ao campo da comunicação social aliada à diversidade sexual tornaram-se relevantes para a compreensão do papel da publicidade e propaganda, e acentua o debate de como se reformaram as relações sociais entre marca e público-alvo na contemporaneidade. A circulação de discursos publicitários no contexto LGBTQIA+ provocam inquietações quanto à recepção desta militância durante a promoção de produtos e serviços em âmbito digital. Neste “jogo social” que envolve aspectos ativistas, oportunistas, mercadológicos e de responsabilidade social, marcas vêm buscando um “lugar de fala” calcadas na representação de estilos de vida, atitudes e expressões referentes ao coletivo LGBTQIA+ embutidas em campanhas publicitárias. Portanto, a proposta da tese de doutorado é elucidar questões que põem em xeque a validação da representatividade de uma marca, a partir do discurso publicitário e os reflexos gerados nas dinâmicas entre marca e o público LGBTQIA+, com enfoque no grupo de homens gays. Trata-se em compreender um fenômeno da publicidade aliada aos valores sociais, o qual instiga novas experiências de consumo na cultura digital. Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa de observação on-line, entrevistas em profundidade e discussão em grupo. Para isso, o presente estudo se baseará em marcas que apresentam alguma proximidade da representatividade LGBTQIA+, tais como: Doritos e Natura nas redes sociais Facebook e Instagram. Identificou-se que o discurso publicitário aliado à responsabilidade social é a principal engrenagem pela busca de uma legitimidade por marcas no campo da diversidade sexual, uma vez que reflete em diferentes experiências com o consumidor - diálogos em ambientes on-line, identificação com quem está protagonizando a mensagem, dentre outros esforços corporativos que “encarnem” a diversidade sexual no DNA das organizações.-
Descrição: dc.descriptionStudies related to the field of social communication combined with sexual diversity have become relevant for understanding the role of publicity and advertising, and have accentuated the debate on how social relations between brand and target audience have been reformed in contemporary times. The circulation of advertising discourses in the LGBTQIA+ context causes concerns about the reception of this militancy during the promotion of products and services in the digital environment. In this “social game” that involves activist, opportunistic, marketing and social responsibility aspects, brands have been looking for a “place of speech” based on the representation of lifestyles, attitudes and expressions referring to the LGBTQIA+ collective embedded in advertising campaigns. Therefore, the proposal of the doctoral thesis is to elucidate issues that call into question the validation of the representativeness of a brand, based on the literary discourse and the reflections generated in the dynamics between the brand and the LGBTQIA+ public, with a focus on the group of gay men. It is about understanding a phenomenon of advertising combined with social values, which instigates new consumption experiences in digital culture. Methodological procedures include online observation research, in-depth interviews and group discussion. For this, the present study will be based on brands that have some proximity to LGBTQIA+ representation, such as: Doritos and Natura on the social networks Facebook and Instagram. It was identified that the advertising discourse combined with social responsibility is the main gear for the search for a legacy by brands in the field of sexual diversity, since it reflects in different experiences with the consumer - dialogues in online environments, identification with who is leading the message, among other corporate efforts that “incarnate” sexual diversity in the DNA of organizations.-
Descrição: dc.description178 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTQIA+-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectMarcas-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria sexual-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTQIA+-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectBrands-
Título: dc.titleA disputa por legitimidade de marcas homoafetivas no campo da publicidade e da diversidade sexual nas mídias sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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