Estado laico e ensino religioso: contradições de um republicanismo inacabado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTamberlini, Angela Rabello Maciel de Barros-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorPereira, Natália Silva-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Pedro Weber Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769697-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe-se a fazer um levantamento acerca das relações entre a religião e o Estado, em nosso país. Visa compreender os interesses da igreja católica durante a tramitação das Constituições brasileiras e como se deu a inserção do ensino religioso em cada momento histórico, com ênfase na tramitação da LDB de 1961 e de 1996, assim como as disputas entre os defensores do ensino privado em oposição aos defensores do ensino público, com destaque para as formas de mercantilização do ensino e a expansão da iniciativa privada a partir da década de 1990. Tem como propósito a compreensão da laicidade do Estado e os interesses e relações de poder que a ameaçam a partir de pautas conservadoras. Busca-se compreender a disputa de projetos societários frente à tramitação da Constituição Cidadã e os avanços ocorridos após os anos 2000 e a dificuldade de mantê-los no atual contexto de adversidades-
Descrição: dc.descriptionThe present work proposes to do a survey about the relations between religion and the State, in our country. It aims to understand the interests of the Catholic Church during the course of the Brazilian Constitutions and how the insertion of religious education took place in each historical moment, with emphasis on the LDB process of 1961 and 1996, as well as the disputes between the defenders of private education in opposition to the defenders of public education, highlighting the forms of commodification of education and the expansion of private initiative from the 1990s. Its purpose is to understand the secularity of the State and the interests and power relations that threaten it from of conservative agendas. It seeks to understand the dispute of corporate projects in front of the process of the Citizen Constitution and the advances that occurred after the years 2000 and the difficulty of keeping them in the current context of adversity-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectIgreja Católica-
Palavras-chave: dc.subjectLaicidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação religiosa-
Palavras-chave: dc.subjectIgreja Católica-
Palavras-chave: dc.subjectLaicidade-
Palavras-chave: dc.subjectRepublicanismo-
Palavras-chave: dc.subjectReligious education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational law-
Palavras-chave: dc.subjectCatholic Church-
Palavras-chave: dc.subjectSecularism-
Título: dc.titleEstado laico e ensino religioso: contradições de um republicanismo inacabado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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