Modelo de equações estruturais aplicados à avaliação cognitiva: um estudo de caso em crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJacobson, Ludmilla da Silva Viana-
Autor(es): dc.contributorPinto Junior, Jony Arrais-
Autor(es): dc.contributorSantos, Hugo Henrique Kegler dos-
Autor(es): dc.creatorCosta, Ranah Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769651-
Descrição: dc.descriptionA modelagem de equação estrutural (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite ao pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. Na área de saúde os modelos de equações estruturais têm sido bastante usados em estudos psicológicos. O presente trabalho tem como objetivo estimar modelos de equações estruturais para avaliar o efeito da exposição ao mercúrio sobre a cognição de crianças ribeirinhas, residentes na região da Amazônia Brasileira. Para análise foi utilizado o software R e seu pacote chamado lavaan. Trechos do código no R estão apresentados no trabalho para auxiliar o entendimento desse pacote. Para a aplicação do MEE foram usados dados do projeto “Avaliação de risco em comunidades potencialmente expostas ao mercúrio na bacia do Rio Madeira - RO". Domínios cognitivos (memória, inteligência, atenção e função executiva e função motora) e variáveis indicadoras ligadas a características infantis e socioeconômicas foram incluídas no MEE. A validação dos fatores (domínios) foi feita através da análise fatorial confirmatória (AFC). Considerando o resultado dessa análise, para o ajuste dos modelos, somente os fatores memória, atenção e função executiva e função motora apresentaram associação com a variável resposta. As medidas de ajuste dos modelos foram obtidas e nem todas as variáveis mostraram significância. O mercúrio mostrou efeito significativo no modelo, indicando que ele e a cognição tem direções opostas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMercúrio-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de equação estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise fatorial confirmatória-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise fatorial-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectFloresta amazônica-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMercúrio-
Palavras-chave: dc.subjectCognição em crianças-
Título: dc.titleModelo de equações estruturais aplicados à avaliação cognitiva: um estudo de caso em crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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