Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jacobson, Ludmilla da Silva Viana | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto Junior, Jony Arrais | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Hugo Henrique Kegler dos | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Ranah Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769651 | - |
Descrição: dc.description | A modelagem de equação estrutural (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite ao pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. Na área de saúde os modelos de equações estruturais têm sido bastante usados em estudos psicológicos. O presente trabalho tem como objetivo estimar modelos de equações estruturais para avaliar o efeito da exposição ao mercúrio sobre a cognição de crianças ribeirinhas, residentes na região da Amazônia Brasileira. Para análise foi utilizado o software R e seu pacote chamado lavaan. Trechos do código no R estão apresentados no trabalho para auxiliar o entendimento desse pacote. Para a aplicação do MEE foram usados dados do projeto “Avaliação de risco em comunidades potencialmente expostas ao mercúrio na bacia do Rio Madeira - RO". Domínios cognitivos (memória, inteligência, atenção e função executiva e função motora) e variáveis indicadoras ligadas a características infantis e socioeconômicas foram incluídas no MEE. A validação dos fatores (domínios) foi feita através da análise fatorial confirmatória (AFC). Considerando o resultado dessa análise, para o ajuste dos modelos, somente os fatores memória, atenção e função executiva e função motora apresentaram associação com a variável resposta. As medidas de ajuste dos modelos foram obtidas e nem todas as variáveis mostraram significância. O mercúrio mostrou efeito significativo no modelo, indicando que ele e a cognição tem direções opostas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercúrio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de equação estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise fatorial confirmatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise fatorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Floresta amazônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercúrio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição em crianças | - |
Título: dc.title | Modelo de equações estruturais aplicados à avaliação cognitiva: um estudo de caso em crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: