Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Carmen Lúcia Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Esteban do | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Maria Tereza Goudard | - |
Autor(es): dc.contributor | Chagas, Mário | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Carlos Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevão, Sebastião | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3606153889313095 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0646181238100482 | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Aline Cântia Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769645 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavra | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta Tesis trata de pensar el encuentro entre el educar y el narrar. Para eso, compone el retrato del educadornarrador que se constituye por la palabra y por la escucha. Experiencia, educación popular, cultura popular, palabra y cotidiano nos inspiran a pensar el universo del narrador tradicional y del contemporáneo, los posibles modos como él aprende su arte en su contexto cultural, como también a problematizar el tono de la sabiduría heredada, de la figura idealizada del narrador. El Acto de narrar como un acto de conocimiento. Narrar experiencias crea un ciclo de aprendizajes: aprende quien escucha, quien narra, quien escribe, quien lee. Con el pensamiento de Paulo Freire fueron abiertos los caminos para la creencia en la posibilidad de aprendizaje a partir de la fuerza de la palabra, del recorrido de la vida y de la acción. Para comprender estas relaciones, el lector encontrara en la narrativa un camino de búsqueda y de formación, instaurada en la experiencia. En diálogo con pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, profesores y otros educadoresnarradores brasileiros, este estudio es una invitación para transitar de manera reflexiva por la historia de la Educación Popular en Brasil y en América Latina a partir de la Cultura Popular, por los ritmos, lentitudes y pausas de la palabra, por las conversaciones fecundas entre la educadoranarradorainvestigadora y sus intercesores, por el fenómeno de la narración oral en la actualidad y sus espaciostiempos en la práctica docente. Una tesis que pide permiso para despertar y ser despertada por el amor y la fuerza de la palabra | - |
Descrição: dc.description | 188 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narracion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiencia | - |
Título: dc.title | O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: