O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Carmen Lúcia Vidal-
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorResende, Fernando-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.contributorChagas, Mário-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Carlos Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorEstevão, Sebastião-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3606153889313095-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0646181238100482-
Autor(es): dc.creatorMiguel, Aline Cântia Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769645-
Descrição: dc.descriptionEsta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavra-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta Tesis trata de pensar el encuentro entre el educar y el narrar. Para eso, compone el retrato del educadornarrador que se constituye por la palabra y por la escucha. Experiencia, educación popular, cultura popular, palabra y cotidiano nos inspiran a pensar el universo del narrador tradicional y del contemporáneo, los posibles modos como él aprende su arte en su contexto cultural, como también a problematizar el tono de la sabiduría heredada, de la figura idealizada del narrador. El Acto de narrar como un acto de conocimiento. Narrar experiencias crea un ciclo de aprendizajes: aprende quien escucha, quien narra, quien escribe, quien lee. Con el pensamiento de Paulo Freire fueron abiertos los caminos para la creencia en la posibilidad de aprendizaje a partir de la fuerza de la palabra, del recorrido de la vida y de la acción. Para comprender estas relaciones, el lector encontrara en la narrativa un camino de búsqueda y de formación, instaurada en la experiencia. En diálogo con pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, profesores y otros educadoresnarradores brasileiros, este estudio es una invitación para transitar de manera reflexiva por la historia de la Educación Popular en Brasil y en América Latina a partir de la Cultura Popular, por los ritmos, lentitudes y pausas de la palabra, por las conversaciones fecundas entre la educadoranarradorainvestigadora y sus intercesores, por el fenómeno de la narración oral en la actualidad y sus espaciostiempos en la práctica docente. Una tesis que pide permiso para despertar y ser despertada por el amor y la fuerza de la palabra-
Descrição: dc.description188 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem oral-
Palavras-chave: dc.subjectArte de contar história-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectNarracion-
Palavras-chave: dc.subjectEducación popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectExperiencia-
Título: dc.titleO educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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