Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.creatorBernardo, José Roberto da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769638-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionIn this paper we present a research that is focused on the use of socio-scientific issues (SSI) as contexts in mathematics textbooks for Elementary Education in Brazil. More specifically, the Statistics chapters of the books approved by the Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020 were analyzed, with the objective of identifying the occurrence of activities that value the theme as catalysts of reflective processes about the context to understand how these relations occur. These twoperspectives guided our research. The data obtained were subjected to content analysis that favored the construction of thematic categories and the realization of inferences and interpretations.Regarding the presence of themes in the books, there is a great diversity, which is positive. Regarding the way in which the potential for contextualizing of SSI is related to the treated content, itis still shy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis, RJ-
Relação: dc.relationREVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContextos em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de livro-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Estatística-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleQuestões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental-
Título: dc.titleSocio-scientific Issues as Contexts in Mathematics Textbooks for Elementary Education-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.