Imagens do candomblé e da umbanda: etnicidade e religião no cinema brasileiro nos anos de 1970

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorCastro, Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de-
Autor(es): dc.contributorKornis, Mônica Almeida-
Autor(es): dc.contributorConduru, Roberto Luís Torres-
Autor(es): dc.contributorMaggie, Yvonne-
Autor(es): dc.creatorSantiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769634-
Descrição: dc.descriptionA tese que se apresenta visa mostrar as diferentes disputas que se formaram ao redor das imagens do Candomblé e da Umbanda no cinema brasileiro dos anos 1970. Identificamos as instituições que forneceram sentido aos filmes e os principais debates culturais que se constituíram na relação da sociedade brasileira com as imagens das chamadas "religiões populares". Observamos que o campo cinematográfico partiu de sua tradição de reflexão sobre o nacional e o popular e começou a constituir clivagens nas identidades brasileiras quando propôs fazer filmes que contemplassem os "valores populares". Naquele período ocorreu uma mudança no foco da identidade nacional, antes tida como homogênea, e que seria fraturada em múltiplas facetas. Os filmes que mostravam a Umbanda e o Candomblé, as "religiões populares", se constituíram em conflagrações e disputas pela afirmação da etnicidade e da nacionalidade no Brasil setentista. Começou a emergir uma nova etnicidade, uma etnicização das imagens cinematográficas advinda das fraturas identitárias produzidas no debate cultural brasileiro. Nossa pesquisa acompanha os diversos agenciamentos que os filmes realizaram, bem como as maneiras como foram agenciados por membros do campo cinematográfico, tais como cineastas e críticos de cinema, e membros de outros campos sociais, como antropólogos, ativistas de movimentos sociais e outros críticos culturais. Observamos pela análise de cinco películas (O Amuleto de Ogum, Tendas dos Milagres, Cordão de Ouro, A Força de Xangô, Prova de Fogo) como a etnicidade e a religiosidade se aproximavam e se distanciavam-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Piauí - FAPEPI-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to show the various disputes that have formed around the images of Candomblé and Umbanda in Brazilian cinema in 1970s. Identify the institutions that provided direction to the films and the main cultural disputes that were in the relation to Brazilian society with images of so called “popular religions”. We observed that the film field, from its tradition of reflection on the national and popular originated from the previous decades. Began to lead to a split in the Brazilian identities in proposing to make films that contained the “popular values”. At that time there was a change in focus of national identity, still taken as homogeneous, and that would become at, those years, fractured into multiple facets. The films showing the Umbanda and Candomblé, which began to be perceived as “popular religions”, became a conflagration of disputes for the assertion of ethnicity and nationality in Brazil 70’s. Began to emerge a new ethnicity, a ethnicization of film images, originated from the identity fractures produced in Brazilian cultural discussion. The research follows the different agencies that films made, as well as how they were addressed by members of the film, as filmmakers and film critics, and members of other social fileds, as anthropologists, activists from social movements, other cultural critics. Observed by analysis of the five films (O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres, Cordão de Ouro, A Força de Xangô, Prova de Fogo) as ethnicity and religion were close and distant-
Descrição: dc.description356 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReligião afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e cinema-
Palavras-chave: dc.subjectEtnicidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé-
Palavras-chave: dc.subjectUmbanda-
Palavras-chave: dc.subjectAfrican-brazilian religion-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian film-
Palavras-chave: dc.subjectHistory and cinema-
Palavras-chave: dc.subjectEthnicity-
Título: dc.titleImagens do candomblé e da umbanda: etnicidade e religião no cinema brasileiro nos anos de 1970-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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