Experiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.creatorCunha, Mayara Marmelo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769633-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso discute a timidez, como característica de personalidade, e destaca a mediação professor/aluno, em processos interativos de desenvolvimento e de aprendizagem, por meio de pedagogias facilitadoras nas atividades educativas e recreativas da escola. O objetivo buscou conhecer metodologias, que possam colaborar com alunos/crianças, a lidar com a timidez no processo educativo e interativo na escola. Para atingir este objetivo central destacouse os seguintes objetivos específicos: (a) investigar a timidez e as relações estabelecidas entre docentes e discentes no ambiente escolar; (b) entender práticas pedagógicas e suas contribuições para facilitar/melhorar a interação de alunos/crianças a lidar com a sua timidez na relação com outros sujeitos sociais; e (c) conhecer histórias de professore(a)s e suas experiências para lidar com alunos/crianças tímido(a)s no processo de ensino/aprendizagem e na interação com os outros na escola. A pesquisa construiu-se numa abordagem qualitativa e utilizou: (1) a metodologia de pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Axia (2003), Vieira (2010), Felix (2013) e outros; e (2) pesquisa com narrativas biográficas e autobiográficas, alicerçadas nas concepções de Abrahão (2003; 2011). Os resultados da pesquisa apontam algumas metodologias, que contribuem nos processos subjetivos interativos com alunos tímidos na escola e nas práticas docentes. Ressalta, entretanto, a impossibilidade na padronização de práticas/metodologias como eficazes para utilizar com alunos/crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis research conclusion explains shyness, as a personal characteristic, and stands out mediation between teacher and student, in the interactive process of development and learning, following the way of facilitating pedagogies in education and recreational activities provided from school. The objective seeks the knowledge about methodologies that can contribute with the students or children to deal with shyness at school in the process of education and interactives. To reach the main objective, the following specific objectives were highlighted: (a) to inquiry at school environment the relationship and shyness between teacher and student; (b) Understand pedagogical practices and their contributions to facilitate/improve the interaction of students/children to face and deal with their shyness with society; and (c) Analyzing teacher’s stories and their experiences in dealing with shy students/children in learning and teaching process added the interaction with others at school. This work was built on a qualitative approach and used: (1) bibliographic research methodology, based on studies by Axia (2003), Vieira (2010), Felix (2013), and others; and (2) research with biographical and autobiographical narratives, based on the conceptions of Abrahão (2003;2011). The result of this present inquiry points out some methodologies that contribute to the interactive subjective process with shy students at school and practices of teaching. It lay emphasis on, however, the impossibility of standardizing practices/methodologies as effective that possibilities to be used with students/children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTimidez-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias e práticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos interativos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectShyness-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical methodologies and practices-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive process-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleExperiências pessoais e profissionais com a timidez: reflexões para a formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.