Âncoras de carreira em empresas com diferentes modelos de gestão: uma análise de percepção dos empregados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Andre-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rébula de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Camila Caroline de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorMurab, Renato Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769624-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar, através do conceito de Âncoras de Carreira, a percepção de carreira dos empregados de duas empresas, uma metalúrgica e outra automobilística, localizadas na região Sul Fluminense. O referencial teórico traz uma leitura sobre os assuntos nos quais a pesquisa se baseia, com análise sobre a Carreira, Âncoras de Carreira e Cultura Organizacional. Como metodologia, a pesquisa baseou-se na coleta de dados estatísticos através de um questionário, desenvolvido por Edgar Schein (1993), para identificação das Âncoras de Carreira. O número total de questionários respondidos foram de 138, sendo 74 da empresa do ramo metalúrgico e 64 do ramo automobilístico. Como resultado identificou-se que na empresa metalúrgica, que ainda possui algumas características do modelo de carreira tradicional, predominam as de âncoras associadas a este modelo, como a segurança no emprego e competências técnicas. Na empresa automobilística, que destaca-se pela constante inovação devido à alta concorrência, os funcionários apresentaram um perfil de carreira criativo empreendedor. Conclui-se que as Âncoras de Carreira dos profissionais são influenciadas pelo modelo de gestão de pessoas adotados pelas empresas-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze, through the concept of Career Anchors, perception of career employees of two companies, a metallurgical and other automobile, located in the South Fluminense. The theoretical framework provides a reading on the subjects in which the research is based on analysis of the Career, Career anchors and organizational culture. As methodology, the research was based on statistical data collection through a questionnaire developed by Edgar Schein (1993), for identification of Career Anchors. The total number of completed questionnaires were 138, 74 of the company's metal industry and 64 of the automotive industry. As a result it was found that the metallurgical company, which also has some characteristics of the traditional career model, dominate the anchor associated with this model, such as job security and technical competence. In the auto business, which is distinguished by constant innovation due to high competition, the staff had a career profile creative entrepreneur. We conclude that the Career Anchors professionals are influenced by people management model adopted by companies-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira-
Palavras-chave: dc.subjectÂncora de carreira-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectCareer-
Palavras-chave: dc.subjectCareer anchor-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational culture-
Título: dc.titleÂncoras de carreira em empresas com diferentes modelos de gestão: uma análise de percepção dos empregados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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