Ergonomia na central de teleatendimento a eventos do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Denise-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorInacio, Beatriz da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769622-
Descrição: dc.descriptionQuando uma situação de emergência acontece no Brasil, o primeiro número de telefone que nos vem à mente é o 193, utilizado nacionalmente para pedir socorro ao Corpo de Bombeiros. Os responsáveis por atender essas ligações, possibilitando que vidas sejam salvas, atuam em centrais de atendimento ou quartéis, a depender da unidade da federação. O estudo analisou o trabalho desses profissionais de atendimento no estado do Rio de Janeiro, e em sua região metropolitana, alocados em uma unidade que centraliza os equipamentos de segurança pública regionais e permite uma rápida comunicação e cooperação. Esses trabalhadores possuem um diferencial em competência, pois atuaram na linha de frente do Corpo de Bombeiros e retornaram ao trabalho após a aposentadoria, exercendo a função de atendimento à eventos. A prestação do serviço é contínua, 24 horas por dia e 7 dias por semana, requisitando que atuem em turnos alternados para suprir a necessidade do setor. Assim, o estudo se baseou na literatura que analisa atividades análogas e os efeitos das mesmas na vida e saúde dos trabalhadores, destacando a questão da faixa etária, pois os trabalhadores fazem parte da categoria de trabalhadores mais velhos (acima de 45 anos). Em seguida, analisa as características da atividade e seus impactos na saúde pela ótica da Ergonomia. Para isso, utilizou-se como metodologia a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e, como método de construção de dados, uma adaptação do questionário Inquérito Saúde e Trabalho (INSAT). A partir dos resultados, buscou-se estabelecer um nexo causal entre a atividade desempenhada e as queixas e patologias relatadas-
Descrição: dc.descriptionWhen an emergency happens in Brazil, the first phone number that comes to mind is 193, which is used nationally to call the Fire Department for help. Those responsible for answering these calls, allowing lives to be saved, work in call centers or fire stations, depending on the federation unit. The study analyzed the work of these call center professionals in the state of Rio de Janeiro and its metropolitan region, allocated in a unit that centralizes regional public safety equipment and allows for rapid communication and cooperation. These workers have a difference in competence because they worked at the front line of the Fire Department and returned to work after retirement, performing the function of attending events. The service is continuous, 24 hours a day and 7 days a week, requiring them to work in alternate shifts to meet the needs of the sector. Thus, the study was based on the literature that analyzes similar activities and their effects on workers' life and health, highlighting the age group issue, as workers are part of the category of older workers (over 45 years). It then analyzes the characteristics of the activity and its impacts on health from the perspective of ergonomics. For this, the Ergonomic Workplace Analysis (EWA) was used as a methodology and, as a data construction method, an adaptation of the Health and Work Inquiry (INSAT) questionnaire. From the results, the study sought to establish a causal link between the activity performed and the complaints and pathologies reported-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo de bombeiros-
Palavras-chave: dc.subjectINSAT-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise ergonômica do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho em central de atendimento-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e envelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho em turnos-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise ergonômica do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de atendimento ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectFire department-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomic workplace analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCall center work-
Palavras-chave: dc.subjectWork and aging-
Palavras-chave: dc.subjectWork in shifts-
Título: dc.titleErgonomia na central de teleatendimento a eventos do corpo de bombeiros do estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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