A (re)construção do corpo de Scherezade em Vozes do deserto de Nélida Piñon

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeto, Arnaldo Rosa Vianna-
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorVillar, Marília Santanna-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Andreza Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9721-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2018.m.08462024765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769619-
Descrição: dc.descriptionO objetivo da presente pesquisa é elaborar um estudo sobre a representação de Scherezade, narradora das Mil e uma noites, reconstruída e recontada na literatura latino-americana, nesse caso a brasileira, em Vozes do deserto, romance de Nélida Piñon. Contudo, esta pesquisa não trata apenas de uma investigação literária sobre a construção de Scherezade como uma personagem em si, mas como um ser, um corpo que se forma em inúmeros signos relatados em suas narrativas. Para tanto, recorremos aos estudos existentes em literatura específica sobre o corpo e a literatura. Assim, será abordado o discurso de gênero com foco na narratividade feminina e na alteridade latino-americana, tendo como ponto de partida a história de Sherazade, personagem das Mil e uma noites, comparada à história de Scherezade em Vozes do deserto, não deixando de lembrar alguns mitos femininos sob a ótica de Jean-Pierre Vernant e Clarissa Pinkola Estés no que concerne aos mitos gregos, latinos e pós-coloniais em relação à mulher e no que ela representa nas culturas citadas. Será abordada ainda a temática feminina no Islã nos dias atuais, a partir dos estudos de Fátima Mernissi, Ghassan Ascha e Vera Lúcia Soares e a do orientalismo, a fim de se estabelecer um diálogo discursivo com o pensamento de Edward Saïd sobre o oriental/árabe visto pelo ocidental/latino. Além disso, buscaremos reflexões sobre o corpo, segundo José Gil, Nízia Villaça e Fred Góes. Partindo do pressuposto de que o corpo é um produtor de signos em constante mudança e que, segundo Nélida Piñon, este é "puro verbo", poderíamos dizer que a construção/reconstrução de Scherezade, narradora-personagem, se faria nos mitos, nos imaginários e nas narrativas por onde sua trama se reescreve e com os quais dialoga-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to study the reflection of the seductive narrator of the One thousand and one nights reconstructed and recounted in Latin American literature (in this case, Brazilian) in the novel Vozes do deserto by Nélida Piñon (in the English translation called Voices of the desert). However, this research is not only a literary investigation of Scheherazade’s construction as a character in itself, but as a being, a body that is formed in innumerable signs reported in her narratives. In order to do so, reflections on body and literature will be investigated. This will address the discourse of gender with a focus on female narrativity and American alterity, starting with the story of Scheherazade of the One Thousand and one nights compared to the story of Scherezade in Vozes do deserto, while passing through some feminine myths from the point of view of Jean-Pierre Vernant and Clarissa Pinkola Estés concerning Greek, Latin, and postcolonial myths about women and what they represent in these cultures. The feminine theme in Islam in the present will also be approached, according to Fátima Mernissi, Ghassan Ascha and Vera Lúcia Soares; and orientalism, in order to engage in a dialogue with Edward Saïd’s thinking about the Oriental/Arabic seen by the Western/Latin. In addition, reflections about the body will be raised, according to José Gil, Nízia Villaça, and Fred Góes. Assuming that the body is a producer of signs in constant change and that, according to what Nélida Piñon says, it is "pure verb", it could be said that the construction/reconstruction of this narrator-character would occur in myths, imaginaries and narratives wherever she goes and with whomever she talks-
Descrição: dc.description92f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectWoman-
Título: dc.titleA (re)construção do corpo de Scherezade em Vozes do deserto de Nélida Piñon-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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