Escutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.creatorTavares, Raphael Elysio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10256-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769604-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se enraíza no esforço de pensar no papel da escola, a partir das narrativas dos docentes, um dos atores responsáveis pela construção deste espaço. Em pesquisa realizada anteriormente, o recorte se assentou no projeto de vida de estudantes de uma escola pública tendo em vista o campo de possibilidades que lhes era apresentado. Nesse percurso, constatei a fecundidade da escola enquanto campo de pesquisa e reflexões. Dada essa possibilidade, mudei o enfoque, objetivando abarcar, a partir de estudos de trajetória e de projetos de vida, a narrativa dos docentes sobre o espaço escolar e sobre suas próprias práticas. Neste artigo, analiso sentidos e significados que emergiram nos discursos de três professores de Sociologia entrevistados, no intuito de contribuir para o debate sobre a importância e potencialidades da escola no atual cenário social e político vivido pelo país-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos-
Palavras-chave: dc.subjectCampo de possibilidades-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Título: dc.titleEscutando os professores: sentidos e significados da prática profissional a partir das trajetórias de docentes de sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.