Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fialho, Carlos Eduardo Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Felgueiras, Carmen Lucia Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Raquel Guilherme de | - |
Autor(es): dc.creator | Peçanha, Érica Chaves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24196 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769593 | - |
Descrição: dc.description | Visto que o cinema é uma representação do momento em que a sociedade vive, pretende-se refletir de que modo o mesmo pode contribuir para a propagação de desigualdades e de relações de poder relacionadas às diferenças de gênero. Para isso, foi feita a pesquisa de filmes em que suas personagens se evidenciassem, onde fosse possível analisar sobre as questões de gênero que acontecem no cotidiano feminino com o que se passou na tela do cinema, usando como objeto de estudo os filmes Rebecca e Mad Max: Estrada da Fúria. A partir do entendimento de que as concepções acerca do gênero são construções sociais, que se modificam de acordo com a história, com a cultura e com as relações de poder a qual estão inseridas, o estudo do tema Gênero e Cinema é de grande importância, visto que serve de análise deste contexto social em constante transformação. Pode-se, assim, examinar uma rede de significações subjetivas e coletivas que abarcam valores, ideais, representações e são retransmitidas através da cultura/arte e da construção social do que é ser homem ou mulher. Através deste questionamento, os filmes mostram de forma clara como a questão do gênero era tratada na época em que eles foram produzidos, podendo nos remeter ao contexto daquele período, e, deste modo, nos fazendo contrapor as transformações ocorridas dentro do intervalo de 75 anos. Assim sendo, pode-se perceber que na questão dos direitos das mulheres houve uma significativa melhora, sendo transpassada na atualidade pelo cinema por meio de personagens femininas fortes. Isto se deve também ao movimento feminista e aos estudos sobre gênero, que trouxeram grandes transformações à sociedade. | - |
Descrição: dc.description | What is cinema is a representation of the moment in which a society lives, it is intended to reflect on the same way of contributing to a propagation of inequalities and power over the differences of gender. For that, the research was made of films in which their characters were evidenced, where it was possible to analyze about the gender issues that happen in the female routine with what happened on the screen of the cinema, using as study object the films Rebecca and Mad Max: Road of Fury. From the understanding of how conceptions about social gender are common, which change according to history, with culture and power relations are inserted, the study of the theme Gender and Cinema is of great importance, since it serves evidence of this changing social context. Thus, a network of meanings and collectives can be written that encompasses values, ideals, representations, and is retransmitted through culture/art and the social construction of being a man or a woman. Through this questioning, the films clearly show how the issue of the genre was treated at the time they were produced, being able to refer us to the context of that period, and, thus, making us contrast the transformations that took place within the interval of 75 years. Thus, it can be seen that the issue of women's rights has been significantly improved, and is currently permeated by the cinema through strong female characters. This is also necessary for the feminist movement and studies on gender, which bring great transformations to society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento feminista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rebecca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mad Max | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrada da Fúria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder (Ciências sociais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformations | - |
Palavras-chave: dc.subject | The feminis movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rebecca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mad Max | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fury Road | - |
Título: dc.title | O cinema como forma de representação do poder: a questão do gênero transpassada pelos filmes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: