Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Célio Vinicius Neves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Antônio Augusto de Aragão | - |
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Elbe Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769579 | - |
Descrição: dc.description | Embora as redes de computadores façam parte do nosso cotidiano, quando estudamos os seus conceitos teóricos poucas vezes vemos na prática através de simulações como a teoria se alia à prática. O enfoque excessivamente teórico muitas vezes dado nas universidades acaba por sufocar em vez de estimular o interesse dos alunos graduandos pela área de redes de computadores. Embora existam diversos simuladores disponíveis hoje em dia que podem ser utilizados para simular ambientes e topologias de redes, nem todos são os mais adequados para o ensino. Neste trabalho será feita uma pesquisa pelos principais simuladores disponíveis e uma avaliação da adequação dos mesmos para o ensino básico de redes para alunos iniciantes. Também serão desenvolvidos práticas de laboratório e tutorias para ilustrar como os conceitos de redes podem ser abordados com o uso de simuladores | - |
Descrição: dc.description | Although computer networks are part of our daily lives, when we study their theoretical concepts we rarely see in practice through simulations how theory joins practice. The excessively theoretical approach often given at universities ends up su ocating instead of stimulating students' interest in the area of computer networks. Although there are several simulators available today that can be used to simulate environments and topologies of networks, not all are the most suitable for teaching. In this work a research will be done by the main available simulators and an evaluation of the adequacy of the same ones for the basic education of networks for beginners students. Laboratory practices and tutorials will also be developed to illustrate how network concepts can be approached through the use of simulators | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cisco packet tracer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede de computadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network teaching | - |
Título: dc.title | Uso de simulações computacionais no ensino de redes de computadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: