Educação Já: Uma proposta hegemônica empresarial para a educação brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José dos Santos-
Autor(es): dc.contributorMontes, Fernanda Ferreira-
Autor(es): dc.contributorPoggi, Tatiana-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Vitor Diego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23979-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769553-
Descrição: dc.descriptionEste artigo disserta acerca do neoprodutivismo por trás de uma organização que se dispõe a inserir, por meio de um movimento hegemônico, as percepções desse grupo na educação. Nosso objetivo é analisar os interesses desse empresariado que compõe o Todos Pela Educação e como suas ações influem na educação brasileira. O Todos Pela Educação é uma ONG que se caracteriza por tentar disputar a hegemonia num espectro nacional e, por meio da sua nova iniciativa, Educação Já, lançada em 2018, essa disputa se aprofunda, dado que essa representa uma tentativa para acelerar o processo de empresariamento da educação no período que corresponde a 2019-2022. A metodologia deste artigo se baseia globalmente na teoria gramsciana, em especial nos conceitos de hegemonia e Aparelho Hegemônico Privado (ApH). Ademais, usufruiremos da concepção crítica do Capital Humano proposta por Gaudêncio Frigotto e das noções pedagógicas elaboradas por Dermeval Saviani. O documento utilizado para análise foi o Documento Técnico de 2018 Educação Já. No artigo, concluímos que, por um processo hegemônico levado pelo neoprodutivismo, a educação brasileira entra em um curso mais elaborado em direção ao capital com o Todos Pela Educação, por meio da iniciativa Educação Já. Em síntese, as pedagogias do capital expressadas pelo TPE com o Educação Já acabam por definir as direções que a educação passa a ter entre 2019 e 2022.-
Descrição: dc.descriptionThis article discusses the neo-productivism behind an organization that is willing to insert, through a hegemonic movement, the perceptions of this group in education. Our objective is to analyze the interests of the businessman that make up Todos Pela Educação and how their actions carry the Brazilian education. Todos pela Educação is an NGO that is characterized by trying to dispute hegemony on a national spectrum and, through its new initiative, Educação Já, launched in 2018, the dispute deepens, as this represents an attempt to hurry the process of business community of education in the period corresponding to 2019-2022. The methodology of this article is globally based on Gramscian theory, especially on the concepts of hegemony and the Private Hegemonic Apparatus (PhA). Furthermore, we will take advantage of the critical conception of Human Capital proposed by Gaudêncio Frigotto and the pedagogical notions elaborated by Dermeval Saviani. The document used for analysis was the Technical Document of 2018 - Educação Já. In the article, we conclude that, through a hegemonic process led by neoproductivism, Brazilian education enters a more elaborate course towards capital with Todos Pela Educação, through the Educação Já initiative. In summary, the pedagogies of capital expressed by the TPE with Educação Já end up defining the directions that education will take between 2019 and 2022.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTodos pela Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação já-
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnicista-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleEducação Já: Uma proposta hegemônica empresarial para a educação brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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