A embalagem como fator de agregação de valor ao produto : um estudo do segmento de queijos em Juiz de Fora

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Jorge Arantes Pinto de-
Autor(es): dc.contributorCPF:09090988722-
Autor(es): dc.contributorFurtado, Marco Antonio Moreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:19130095322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4281787166855064-
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.creatorNogueira, José Geraldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769514-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as an objective study, to demonstrate the packing is an essential factor of cheese market development in Juiz de Fora. Small size of cheese packings more appropriated are factors of chance of potential increase in the sales points and The Dairy Produce income. We will search, initially, to make a historical cheese study and its manufacture in the world and Brazil, still showing, the origin of some cheese products and their characteristics, such as Brie, Camembert, Minas Padrão, Mussarela, Prato, Requeijão, among others. As the packing is a great relevance element in this research, we willalso present, a historical study on its appearence, as well as its evolution as the technology appearance, since the packing constitutes an important factor as for the purchase of the consumer decision. We will focus strategies of marketing used in the current market for development and launching of segmented products in small packings, demonstrating, by means of data and examples of new products launched recently, which had raised brazilian and foreign renowned companies income, such as Nestle, Yoki, Danone, Cocacola, among others. On the authors´ basis, such as Kotler (2003), Mackenna (1999), Abreu (2004), Sâmara and Morsch (2005), Solomon (2002), among others, we will search to show that companies sucess depends on acareful definition of the market-target from marketing strategies that will be used for the development and launching of a product. We will still look for to present a consumer´s behavior study. We stand out, that for observed terms one strong trend in the market in offering products in small size of cheese packings. We search to show, by means of a marketing research taken place in the sales points of The Baha mas Supermarkets Chains that packing constitutes an essential factor cheese market development in Juiz de Fora.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem, como objeto de estudo, demonstrar que a embalagem é um fator essencial de desenvolvimento do mercado de queijo em Juiz de Fora. Embalagens menores, mais adequadas de queijo são fator de potencial oportunidade de aumento de receita nos Pontos de Vendas e Laticínios. Busca-se, inicialmente, fazer um estudo histórico do queijo e sua fabricação no mundo e no Brasil, mostrando, ainda, a origem e as características de alguns queijos, tais como Brie, Camembert, Minas Padrão, Mussarela, Prato, Requeijão, entre outros. Como a embalagem é um elemento de grande relevância nesta pesquisa, apresenta-se, também, um estudo histórico sobre seu surgimento, bem como sua evolução com o advento da tecnologia, uma vez que a embalagem constitui fator importante acerca da decisão de compra do consumidor. Focalizam-se estratégias de marketing utilizadas no mercado atual para desenvolvimento e lançamento de produtos segmentados em embalagens menores, demonstrando, por meio de dados e exemplos de produtos novos lançados recentemente, os quais elevaram a receita de empresas renomadas brasileiras e estrangeiras, tais como Nestlé, Yoki, Danone, Coca-cola, entre outras. Com base em autores, tais como Kotler (2003), Mackenna (1999), Abreu (2004), Sâmara e Morsch (2005), Solomon (2002), entre outros, busca-se mostrar que o sucesso das empresas depende de uma definição cuidadosa do mercado-alvo a partir de estratégias de marketing que serão utilizadas para o desenvolvimento e lançamento de um produto. Ainda, procura-se apresentar um estudo do comportamento do consumidor. Ressalta-se, que, por meio da observação de uma forte tendência no mercado em ofertar produtos em embalagens menores, busca-se mostrar, por meio de uma pesquisa de marketing realizada em três Pontos de Venda da Rede de Supermercado Bahamas que a embalagem constitui um fator essencial de desenvolvimento do mercado de queijo em Juiz de Fora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração da produção-
Palavras-chave: dc.subjectQueijo-
Palavras-chave: dc.subjectEmbalagem-
Palavras-chave: dc.subjectEmbalagem segmentada-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de produto-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectCheese-
Palavras-chave: dc.subjectSegmented packing-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment product-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer´s behavior-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA embalagem como fator de agregação de valor ao produto : um estudo do segmento de queijos em Juiz de Fora-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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