Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferrel, Juan Bautista Limaco | - |
Autor(es): dc.contributor | Garvia, Luis Felipe Rivero | - |
Autor(es): dc.contributor | Apolaya, Ricardo Eleodoro Fuentes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jéssica Andreza Manghi dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13821 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769513 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é deduzir e resolver o modelo de transferência de calor usando para isso as leis da física e ferramenta de análise e também propor atividades didáticas, para professores e alunos do Ensino Médio, com conceitos matemáticos de logaritmo, exponencial e funções trigonométricas relacionadas a esse modelo. Tal modelo é representado por uma equação diferencial parcial com condições de contorno e condições iniciais que será resolvido usando o método de séries e transformada de Fourier. Será deduzido um modelo para transferência de calor em uma barra e em uma membrana, utilizando as leis da física. Posteriormente faremos um estudo de análise de Fourier que é necessário para achar mediante separação de variáveis a solução do modelo. Propondo atividade matemática para professores e alunos da educação básica utilizando a Modelagem Matemática que acreditamos ser uma tendência no ensino da matemática já busca interpretar e compreender fenômenos do nosso cotidiano, pois é uma ferramenta didática cujo foco são os alunos, fazendo da aprendizagem muito mais que algoritmo e aplicação, estimulando os alunos a interagir e desenvolver um melhor raciocínio lógico | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to deduce and solve the heat transfer model using the laws of physics and analysis tool and also to propose didactic activities, for teachers and high school students, with mathematical concepts of logarithm, and trigonometric functions related to this model. This model is represented by a partial differential equation with contour conditions and initial conditions that will be solved using the Fourier transform and series method. A model will be deducted for heat transfer in a bar and on a membrane, using the laws of physics. Subsequently we will do a Fourier analysis study that is necessary to find by separating variables the solution of the model. Proposing mathematical activity for teachers and students of basic education using the mathematical modeling that we believe is a tendency in teaching mathematics already seeks to interpret and understand phenomena of our daily life, because it is a didactic tool whose focus is the students, making learning much more than algorithm and application, stimulating students to interact and develop a better logical reasoning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo termodinâmico | - |
Título: dc.title | A equação de difusão e sua aplicação ao problema de transferência de calor | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: