Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariani, Bethânia Sampaio Correa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:40090989822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Lucia Maria Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:55487655622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799978H5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Rivia Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:90805433222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1527611853543898 | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Marcos de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19323 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769512 | - |
Descrição: dc.description | This research is intended to understand the production process educational concepts through the analysis of some cartoons which have the school environment as its dominant theme. Nine contemporary-brazilian educational cartoons were picked out. The study was based on the theoretical Discourse Analysis fundaments elaborated by Michel Pêcheux in France, and later on developed by Eni Orlandi as well as other researchers in Brazil. The analysis clearly demonstrates that there is a considerable resistance work which opposes to a unialteral reading concerning school events in the country. This located resistance work comes into play by using silence and humour which enables a work based on the desestabilization of the senses thus inevitably leading to other possibilities. Taking into consideration the fact that the subject and the meaning mutually constitute themselves, the subject-positions represented in the cartoons were highlighted as well as the teacher-subject positon, family-subject position and student-subject position. Finally, it was observed that the silence and humour work together with the market dynamics play important roles regarding the subjects in the school environment. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem por objetivo compreender os processos de produção dos sentidos sobre educação no Brasil através de charges que trazem como tema o ambiente escolar. Para tal foram selecionadas nove charges que tratam da questão da educação contemporânea no Brasil. O estudo aqui desenvolvido segue os pressupostos teóricos da Análise de Discurso, formulada por Michel Pêcheux, na França, e desenvolvida posteriormente por Eni Orla ndi e outros pesquisadores no Brasil. As análises mostram que, no funcionamento discursivo das charges, há um trabalho de resistência que se opõe a uma leitura única para os acontecimentos ligados à escola no Brasil. Esse trabalho de resistência é posto em jogo pelo funcionamento do silêncio e do humor, possibilitando, assim, um trabalho sobre os sentidos, desestabilizando-os, apontando outros caminhos. Como, para a Análise do Discurso, sujeito e sentido constituem-se mutuamente, teve destaque ainda a análise das posições-sujeito representadas nas charges, a saber: a posição-sujeito professor, a posição-sujeito família e a posição-sujeito aluno. Por fim, observou-se que o trabalho do humor e do silêncio, aliados ao funcionamento do mercado, desepenham papéis fundamentais para a significação dos sujeitos e do ambiente escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Charge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paráfrase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polissemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartoons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stereotype | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parafrasis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polissemy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Estereótipo e paráfrase, resistência e polissemia: charges sobre educação em uma perspectiva da análise do discurso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: