Cidade e escola: as experiências espaciais dos jovens escolares do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra, Amélia Cristina Alves-
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ilaina Damasceno-
Autor(es): dc.creatorVelazco, Carlos Ernesto Alvaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769509-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa pensar a relação entre cidade e escola - duas escalas de análise espaciais distintas - mediadas pelas experiências espaciais dos jovens escolares. Para realizar tal pesquisa nos debruçamos nas experiências de jovens estudantes do Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL), localizado na cidade de Niterói/RJ e buscamos entender como o trajeto cotidiano entre a casa e a escola pode ser revelador no que diz respeito ao processo de formação desses sujeitos . Tanto a cidade quanto a escola aparecem como espaços muito presentes na vida destes jovens e o caminho cotidiano até o colégio é, por muito tempo, o seu maior momento de circulação na cidade. Esta pesquisa foi feita durante a pandemia de COVID-19 e os alunos ficaram sem cursar o ensino presencial, o que potencializou a ausência dos espaços e a percepção dos jovens sobre este fato. Nossa metodologia consistiu na realização de entrevistas semi-estruturadas com sete estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do CEAL. Os participantes dessa fase da pesquisa também construíram mapas mentais do seu trajeto cotidiano entre a sua casa e a escola. Como resultado, tivemos evidenciado que a centralidade da escola no ir e vir diário dos jovens ultrapassa muito as dimensões pedagógicas. Para os jovens participantes da pesquisa, o CEAL é um ponto arterial de circulação pela cidade e um espaço capaz de apresentar novas perspectivas de vida. Um espaço de simultaneidades e de potência.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo tiene como objetivo pensar la relación entre ciudad y escuela - dos escalas de análisis diferentes- mediada por las experiencias espaciales de los jóvenes escolares. Para realizar esta investigación, nos enfocamos en las experiencias de jóvenes estudiantes del Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL), ubicado en la ciudad de Niterói/RJ, y buscamos comprender cómo el viaje cotidiano entre la casa y la escuela puede ser revelador con respecto al proceso de formación de estos individuos. Tanto la ciudad como la escuela aparecen como espacios muy presentes en la vida de estos jóvenes y el camino cotidiano hacia la escuela es, desde hace mucho tiempo, su mayor momento de circulación en la ciudad. Esta investigación se realizó durante la pandemia de COVID-19 y los estudiantes no asistían a las clases presencialmente, lo que potenció la ausencia de espacios y la percepción de los jóvenes sobre este hecho. Nuestra metodología consistió en realizar entrevistas semiestructuradas a siete estudiantes del tercer año de secundaria del CEAL. Los participantes en esta fase de la investigación también construyeron mapas mentales de su viaje diario entre el hogar y la escuela. Como resultado, encontramos que la centralidad de la escuela en el ir y venir cotidiano de los jóvenes va mucho más allá de las dimensiones pedagógicas. Para los jóvenes participantes de la investigación, el CEAL es un punto arterial de circulación por la ciudad y un espacio capaz de presentar nuevas perspectivas de vida. Un espacio de simultaneidad y potencia.-
Descrição: dc.description118 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCidade-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói-RJ-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Estadual Aurelino Leal-
Palavras-chave: dc.subjectEspacio-
Palavras-chave: dc.subjectExperiencia-
Palavras-chave: dc.subjectJoven-
Palavras-chave: dc.subjectColegio-
Palavras-chave: dc.subjectCiudad-
Palavras-chave: dc.subjectNiteroi-RJ-
Título: dc.titleCidade e escola: as experiências espaciais dos jovens escolares do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.