A articulação Congopop: projeto, mídia e identidade na produção musical contemporânea no Espírito Santo

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Autor(es): dc.contributorSá, Simone Maria Andrade Pereira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Marialva Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797558P4-
Autor(es): dc.contributorJanotti Junior, Jeder-
Autor(es): dc.creatorBravin, Adriana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769505-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at investigating the practices of production and representation of identities, articulated with the globalization dynamics. The objects of study are the bands Manimal and Casaca, young urban groups inserted in the circuit of production and consumption of pop music, which translated the elements of the traditional culture from Espírito Santo into the media culture. Our fundamental theoretical axes are the notion of identity as a process in constant transformation (Stuart Hall) and as project, memory and field of possibilities (Gilberto Velho). The stud y develops from the hypothesis according to which the central arena for the representation and acknowledgment of discourses of identity is the media communication. Thus, it is considered that the musical-message form produced by these groups the congopop articulates with the media industries and the public agents of culture financing in order to assure visibility, perform and communicate their discourses and images and, at the same time, dispute resources and symbols. The study investigates the process of cultural translation from congo to congopop and points at the multiple possibilities of identities triggered by these groups, bearing as a scenery of dispute and staging the phonographic market and the field of printed journalism specifically musical criticism. As a frame of this process, we point at the collective and political effort for the production of positive images of the place from which these groups speak the Espírito Santo consolidating in its figures a hegemonic discourse on the valorization of the local culture-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação visa investigar as práticas de produção e representação das identidades, articuladas às dinâmicas da globalização. Os objetos de estudo são as bandas Manimal e Casaca, grupos jovens e urbanos inseridos no circuito de produção e consumo da música pop, que traduzem elementos da cultura tradicional do Espírito Santo para a cultura midiática. Tem-se como eixos teóricos fundamentais as noções de identidade como processo em constante transformação (Stuart Hall) e de projeto, memória e campo de possibilidades (Gilberto Velho). O estudo desenvolve-se a partir da hipótese de que a arena central para a representação e o reconhecimento dos discursos identitários é a comunicação midiática. Deste modo, considera-se que a forma musical-mensagem que esses grupos produzem o congopop articula-se às indústrias de mídia e aos agentes públicos de financiamento da cultura para, assim, garantir visibilidade, encenar e comunicar seus discursos e imagens e, ao mesmo tempo, disputar recursos e símbolos. O estudo percorre o processo de tradução cultural do congo ao congopop e aponta as múltiplas possibilidades de identidades acionadas pelos grupos, tendo como cenários das disputas e encenações o mercado fonográfico e o campo do jornalismo impresso especificamente a crítica musical. Como moldura desse processo, aponta-se um esforço coletivo e político pela produção de imagens positivas do lugar de onde esses grupos falam o Espírito Santo consolidando-se em suas figuras um discurso hegemônico sobre a valorização da cultura local-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação midiática-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectProject-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectMedia communication-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA articulação Congopop: projeto, mídia e identidade na produção musical contemporânea no Espírito Santo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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