Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Antônio Sérgio Cavalcante da | - |
Autor(es): dc.creator | Marins, Ânderson Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769478 | - |
Descrição: dc.description | No presente estudo, as conjunções pois e porque serão submetidas a uma análise semântico- argumentativa tendo em vista que o tratamento dado a elas, ao menos no Brasil, ainda merece reflexão, sobretudo no que diz respeito às relações de causa e explicação que esses conectores argumentativos conferem às orações. A base teórica para essa abordagem são os trabalhos desenvolvidos por Oswald Ducrot (1971, 1977, 1987) acerca da Semântica Argumentativa. Essa área faz parte de um interesse peculiar porque se dedica ao binômio linguagem/argumentação, e esta relação é categórica quando se buscam explicar as relações entre enunciados de orientação argumentativa e seus conteúdos semânticos. Com esses estudos de Ducrot, mostra-se que a taxonomia que as gramáticas apresentam há já pelo menos uns cinquenta anos, além de extremamente limitada, não leva em conta outros fatores relativos às conjunções mais significativos, como, por exemplo, a organização que dão ao discurso e à estruturação do texto. Há algumas exceções como, por exemplo, Neves (2000) e Azeredo (2010). Também servirão de base à pesquisa os trabalhos de Vogt (1989), Guimarães (2002), Koch (2003, 2006, 2008 e 2010), Neves (2000) e Azeredo (2010). Vê-se que, em algumas gramáticas normativas (cf. Rocha Lima (2010), Evanildo Bechara (2003) e Celso Cunha (2001)), a classificação das conjunções em questão, em coordenativas explicativas ou subordinativas causais, não é inteiramente clara. Ademais, os critérios utilizados por esses gramáticos, por serem apenas indicativos de intuições possíveis, insistem em repetir a diferença e adiam a explicação provável. Quando da investigação sobre o pois e o porque serão realizadas análises das incidências em corpus de língua escrita contemporânea, com exame de textos do gênero jornalístico (jornal e revista) e do gênero “manual de instrução” - todos em linguagem formal. Assim, o presente trabalho busca apresentar um estudo acerca de fatores envolvidos entre as características dessas conjunções e também entre as relações de causa e explicação | - |
Descrição: dc.description | In this research, the conjunctions pois and porque have been submitted to a semantics- argumentative analysis aiming at the procedure given to them, at least in Brazil, which still deserves some thought about it, mainly about their relationship between cause and explanation that these argumentative connectors give to the sentences. The theoretical basis to this approach is the researches developed by Oswald Ducrot (1971, 1977, 1987) concerning Argumentative Semantics. This subject belongs to a particular concern because it is engaged to the language/argumentation binomial, and this relationship is emphatic when explanations are necessary when enunciations of argumentative exposure and their semantics contents are mentioned. In these Ducrot's researches, it can be shown that the taxonomy presented by grammar books for at least fifty years, besides being limited, does not take into account other significant considerations related to conjunctions, for instance, the organization these conjunctions give to the discourse and the text structure. There are some exceptions, for instance, as Neves (2000) and Azeredo (2010). It will also be considered as a basis for the research the studies of Vogt (1989), Guimarães (2002), Koch (2003, 2006, 2008 and 2010), Neves (2000) and Azeredo (2010). It can be noticed that, in some normative grammar books (e.g. Rocha Lima (2010), Evanildo Bechara (2003) and Celso Cunha (2001)), the rating of these conjunctions, in coordinative explanatory clauses or subordinating causative ones, is not entirely clear. Besides, the criteria used by these grammarians, by being only indications of possible intuitions, insist on repeating the difference and postponing the presumable explanation. When investigating about pois and porque, analysis of implications in contemporary written language corpus will be done, by examining texts from 'news world' (newspapers and magazines) and handbooks - all of them in formal language. Therefore, this research aims to present a study about factors involved in the characteristics of these conjunctions and also between the relationship of cause and explanation | - |
Descrição: dc.description | 118 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjunções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Causa e explicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semântica-argumentativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjunção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semântica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjunctions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cause and explanantion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentative-semantics | - |
Título: dc.title | Sobre as conjunções pois e porque : gramática e enunciação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: