Intenções empreendedoras dos alunos dos cursos de Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre empreendedorismo e competência em informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2048406155037221-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Marianna Zattar Barra-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes Lück-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0928269555559235-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Goncalves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3215827675996848-
Autor(es): dc.creatorSilva, Aline Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769473-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga as intenções empreendedoras dos alunos dos Cursos de Biblioteconomia, modalidade presencial, no Estado do Rio de Janeiro. O seu referencial teórico percorre a literatura sobre Empreendedorismo e Competência em Informação. Foi adotado como objetivo geral analisar se a formação em Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro fomenta intenções empreendedoras nos alunos. Os objetivos específicos foram: a) identificar a oferta de disciplinas, ou conteúdos disciplinares, voltados ao empreendedorismo nas ementas das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro; b) descobrir se os alunos dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro percebem a Competência em Informação como um campo para empreender; c) verificar se a existência de conteúdos disciplinares que tratam do empreendedorismo influencia na intenção empreendedora dos alunos; d) relatar os motivos pelos quais os alunos pretendem ou não empreender. A natureza da pesquisa é quanti-qualitativa, pois contou com uma etapa de coleta de dados quantitativos, a saber, o questionário, o qual também possuía perguntas de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada no período de 06 de agosto de 2021 a 28 de outubro de 2021. Os dados qualitativos dos questionários e as ementas das disciplinas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Por sua vez, os dados quantitativos do questionário são apresentados em forma de gráficos. As análises revelaram que os alunos das Universidades não possuem intenções empreendedoras, com ou sem a oferta de disciplinas de empreendedorismo, encontrando no concurso público o vínculo empregatício desejável após a formação.-
Descrição: dc.descriptionInvestigates the entrepreneurial intentions of students in Librarianship Courses, on-site modality, in the State of Rio de Janeiro. Its theoretical framework runs through the literature on Entrepreneurship and Information Literacy. It was adopted as the general objective to analyze whether training in Librarianship in the State of Rio de Janeiro fosters entrepreneurial intentions in students. And regarding the specific objectives: a) to identify the offer of subjects, or subject contents, aimed at entrepreneurship in the syllabuses of subjects of the Librarianship courses of the Federal Universities of the State of Rio de Janeiro; b) find out if students in Library Science courses at Federal Universities of the State of Rio de Janeiro perceive Information Literacy as a field to undertake; c) verify whether the existence of disciplinary content dealing with entrepreneurship influences the entrepreneurial intention of students; d) report the reasons why students intend or not to undertake. The nature of the research is quanti-qualitative, as it had a stage of quantitative data collection, namely, the questionnaire, which also had questions of a qualitative nature. The type of research adopted was exploratory bibliographical and documentary research. Data collection was carried out from August 6, 2021 to October 28, 2021. Qualitative data from the questionnaires and course menus were analyzed using Content Analysis. In turn, the quantitative data from the questionnaire are presented in graph form. The analysis revealed that the students of the Universities do not have entrepreneurial intentions, with or without the offer of entrepreneurship courses, finding employment bonds after graduation in the public tender.-
Descrição: dc.description106 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectIntenções empreendedoras-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia empreendedora-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo em Biblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial intentions-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship in librarianship-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of Library Science-
Título: dc.titleIntenções empreendedoras dos alunos dos cursos de Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre empreendedorismo e competência em informação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.